RSS Destaques Turismo Travesseiro

Travesseiro é o quinto município a receber o Projeto Caminhos Autoguiados Vale do Taquari

Pelo caminho, construções antigas retratam a colonização do município (Foto: Alício de Assunção)

A partir do dia 1º de maio, o município de Travesseiro também passa a contar com o projeto Caminhos Autoguiados no Vale do Taquari, uma iniciativa da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) em parceria com o Passeios na Colônia, administração municipal e Emater/RS Ascar.

Os caminhantes terão à disposição 13,8 quilômetros de trajeto em área urbana, que poderão ser percorridos em qualquer dia da semana, orientando-se por placas indicativas, sem a necessidade de condutores.

Interessados em participar da inauguração que acontece no feriado do Dia do Trabalhador, podem realizar a inscrição pelo telefone (51) 9 9583-2672 ou e-mail valenews@certelnet.com.br, até o dia 30 de abril. Às 7h, sairá ônibus em frente ao Shopping Lajeado. Às 8h, será servido o café da colônia, na sede do Juventude. A inauguração seguida de caminhada está prevista para ocorrer às 8h45min. Às 13h, será servido almoço no mesmo local. Haverá também apresentação da Orquestrinha Municipal. O custo é de R$ 80 dando direito ao transporte, água, café e almoço, carro de apoio e socorrista. Participantes que residem no município estão isentos da inscrição, apenas terão os custos do café e almoço.

Conforme Alício de Assunção, coordenador do Passeios na Colônia e parceiro do projeto, Travesseiro passa a fazer parte de um circuito regional, que chegará a 39 municípios, além de começar a receber caminhantes de diversas partes do país. “O município tem atrativos muito especiais com espaços urbano e rural num mesmo roteiro, o que torna o caminho com cenas de encantar os olhos”, destaca.

Entre os pontos que podem ser visitados estão o Moinho e Pico da Família Pretto, Lagoa do Herval em propriedade particular, cachoeiras de Três Saltos Alto e São Miguel, campings do Írio e Golmapas, agroindústrias, Igreja Católica do Centro e de Linha Cairu, em estilo enxaimel, e as construções antigas que retratam as colonizações alemãs e italianas. A culinária também se destaca.

Para a secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Cristiane Neitzke, a ação possibilitará atrair mais visitantes e dar visibilidade ao município. “O projeto Caminho Autoguiado é mais uma oportunidade de divulgação da nossa cidade, das nossas belezas naturais. Nossa proposta é justamente mostrar que Travesseiro tem um grande potencial turístico. Temos ciência de que para sermos conhecidos precisamos oferecer atividades diferentes para as pessoas saberem o que Travesseiro têm na área turística”.

Travesseiro é o quinto município a receber o projeto que visa contemplar os 39 municípios da Região. Contabilizando, juntamente com Marques de Souza, Itapuca, Sério e Paverama que já foram beneficiados, 84 quilômetros de caminhada. O objetivo é alcançar 500 quilômetros em todo o Vale. Em junho será a vez de Coqueiro Baixo.

Programação:

-Às 7h, saída do ônibus em Lajeado;

-Às 8h, será servido o café da colônia;

-Às 8h45min, inauguração e caminhada;

-Às 13h, encerramento com almoço.

Os horários podem sofrer alterações, conforme o andamentos das atividades.

Roteiros

Todas as informações dos trajetos das caminhadas autoguiadas já inauguradas podem ser conferidas no site da entidade, em amturvales.com.br, na aba Rotas e Roteiros, Caminhos Autoguiados.

Texto: Ascom Amturvales