Destaques Colinas Turismo

Trem turístico: Municípios se reúnem em Colinas; passeio pode voltar ao Vale em agosto

Representantes das cidades da região estiverem em Colinas nesta terça-feira

Lideranças de entidades, prefeitos, secretários municipais e demais envolvidos de toda a região se reuniram na tarde desta terça-feira, dia 7 de maio, na Câmara Municipal de Vereadores de Colinas. O assunto em pauta foi o retorno do trem turístico ao Vale do Taquari. O objetivo é estreitar ainda mais a ligação os municípios de Muçum, Estrela, Colinas, Guaporé, Roca Sales, Dois Lajeados e Vespasiano Corrêa.

Representando a Cidade Jardim esteve o líder do poder Executivo, Sandro Ranieri Herrmann; e a secretária municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Aline Horst. Este também o representante da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (AMTURVALES), Rafael Fontana.

Passeio foi atração na região ano passado em alusão aos festejos de Natal

No encontro foram tratadas questões como a estruturação do projeto que compreende todo o trecho, de Estrela a Guaporé. Ademais, os representantes municipais assumiram a responsabilidade em questões como a roçada em torno dos trilhos. Inicialmente, o objetivo é que pelo período de 10 dias realize-se alguns passeios, de caráter comemorativo, entre Muçum e Guaporé. Cada viagem comportaria cerca de 450 pessoas, podendo ser realizado duas viagens por dia, totalizando 900 pessoas. Ao final, poderão circular pela região até nove mil pessoas. Caso se concretize, a venda de ingressos será programada e divulgada pelos veículos de comunicação.

Para execução definitiva do projeto e a vinda permanente do trem, diversos ajustes ainda deverão ser feitos. Conforme Herrmann, a parceria entre pode público e privado, assim como entidade, servirá para concretizar um sonho antigo da comunidade regional. “Temos muito trabalhar, mas avançamos nos últimos meses. Efetivar o transporte de passageiros é um tanto complexo. Mas, a cada nova reunião, saímos com o sentimento de que o trem turístico no Vale pode ser realidade”, sustenta.

 

Fotos: Angélica Pott (reunião) e Divulgação prefeitura de Muçum (trem)
Assessoria de Imprensa de Muçum