Venâncio Aires Social Educação

Três dias de Pré-Feira impulsionam o hábito da leitura

No mundo atual, as pessoas podem ler em diversas plataformas, mas ainda não há nada que substitua o prazer de um livro físico em mãos. A 20ª edição da Feira Municipal do Livro de Venâncio Aires trabalha neste ano com o tema “Tudo a Ler” e pensando em aproximar cada vez mais crianças, adolescentes e idosos da literatura, a organização realiza três dias de Pré-Feira Social.

A primeira ação será no próximo dia 10 na ONG Parceiros da Esperança (PARESP) quando a Prefeitura e o SESC promoverão ações culturais, educacionais e lúdicas para os mais de cem alunos atendidos no local. A maturidade ativa do SESC fará contação de histórias para as crianças e jovens e além dos brinquedos e da Kombi da Leitura, a organização fará uma Feira de Livro para que os estudantes possam escolher e levar para casa as obras. No dia 17, a mesma ação será feita realizada no CAPS Infantil e no dia 25 na Casa de Passagem.

Doações de Livros

Para realizar a Pré-Feira, a Coordenadoria de Comunicação lançou uma campanha para arrecadar livros infantis e infanto-juvenil novos ou usados em bom estado. A proposta é fazer a entrega das obras para todas as crianças e jovens que participarem da ação da Pré-Feira. Os livros podem ser entregues na Coordenadoria, na Secretaria de Cultura e na unidade do SESC.

O objetivo é oportunizar que as crianças e jovens tenham a oportunidade de escolher e levar para casa livros, incentivando assim o hábito da leitura. “Sabemos que há muitos alunos que visitam a Feira com as escolas da rede pública, mas não conseguem adquirir nenhum livro no evento e acabam saindo frustrados. A intenção é que eles tenham esta oportunidade através da Pré-Feira onde eles poderão escolher a obra e levar para casa. Ter o livro em mãos, poder manusear, ler, anotar, brincar é um grande incentivo que é preciso ofertar para todos. Eles possuem acesso nas bibliotecas das escolas e até mesmo na nossa unidade Municipal, mas nada é igual a ter o livro para si”, explica a Coordenadora de Comunicação Adriene Antunes.

Quem quiser colaborar com a ação poderá doar as obras até o dia 9 de julho.

 

 

Assessoria de Imprensa