Destaques Eventos Ilópolis RSS

Turismate realiza Congresso Estadual e Audiência Pública em busca de melhorias para o setor Ervateiro

Erva-Mate é o foco do Congresso (Foto: Elisangela Favaretto)
Erva-Mate é o foco do Congresso (Foto: Elisangela Favaretto)

A Comissão Organizadora da 8ª Turismate – a Festa da Erva-Mate 2017, juntamente com seus apoiadores: STR, Emater – Ascar/RS, Ibramate e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizam dois eventos técnicos para discutir melhorias no setor da erva-mate. A primeira atividade será o III Congresso Estadual de Sustentabilidade da Cadeia Produtiva da Erva-Mate, que ocorrerá na tarde da sexta-feira, dia 17, e a segunda atividade será a Audiência Pública da Erva-Mate, que acontecerá na manhã do sábado, dia 18. Os dois eventos técnicos serão realizados no Auditório da Turismate, no Parque do Ibama, em Ilópolis.

O III Congresso Estadual de Sustentabilidade da Cadeia Produtiva da Erva-Mate, que tem o tema “Erva-mate seus novos produtos e tecnologias”, terá a seguinte programação: das 13h às 13h30min: inscrição dos participantes e recepção com gastronomia a base de erva-mate; das 13h30min – 14h terá a sessão oficial de abertura com as seguintes autoridades convidadas: Secretário Estadual da Agricultura, Pecuária, Ernani Pólo; Secretário Estadual do Desenvolvimento Rural, Tarcísio Minetto; Presidente do Ibramate, Valdir Zonin; Prefeito Municipal de Ilópolis, Edmar Pedro Rovadoschi; Chefe Geral da Embrapa/Florestas, Edson T. Iede – Chefe Geral Embrapa Florestas e o Presidente da Emater/RS, Clair Kuhn.

Das 14h às 17h haverá o painel “Erva-mate seus novos produtos e tecnologias”, com os seguintes painelistas: Engenheiro Florestal Antônio Borba do Programa Gaúcho para a Qualidade e Valorização da erva-mate que falará sobre o SAF (Sistema Agro Florestal) como diferencial da Emater/RS; Engenheiro Agr. Ricardo Martins da Emater/RS que abordará as Tecnologias para secagem de erva-mate; Professor Dr. Janderle Rabaiolli do Curso de Comunicação Social da UFSM, que palestrará sobre Marketing para ervateiras; Empresário Rodrigo Maia, da Empresa Franchising, que comentará sobre as Cápsulas de mate expresso; a Drª Telma Bertolin, da UPF, que destacará o desenvolvimento de novos produtos com erva-mate e a Eng. de Alimentos da UPF, Fernanda M. Brkanitch, que falará sobre Rotulagem de novos produtos a base de erva-mate. Os moderadores serão Roberto Ferron do Ibramate e Fabiano Zenere da Emater. Das 17h às 17h30min terá os debates.

Esta atividade é promovida pelo Ibramate, Prefeitura Municipal de Ilópolis, Seapi/Fundomate, Emater, AA Erva Mate e Sindimate. Conta com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores de Ilópolis, Câmara Setorial da Erva-Mate, STR-Fetag, Embrapa Florestas, UFSM e UPF.

Audiência pública
Com o tema “Ações para a criação de Políticas Públicas para a Sustentabilidade da Cadeia Produtiva da Erva-mate Gaúcha e Brasileira”, ocorre na manhã do sábado (18), no Auditório da Turismate, no Parque do Ibama, o workshop sobre políticas públicas para o desenvolvimento da cadeia produtiva da erva-mate.

A programação inicia às 9h30min com a recepção e as inscrições; das 10h até as 10h15min ocorre a abertura com as autoridades; das 10h15min até às 11h30min terá o Painel composto por várias palestras. São elas: Política de Preço Mínimo e PGPAF a erva-mate; Nova legislação federal sobre plantio de erva-mate na APP e sobre Políticas Públicas de Estimulo a Cadeia Produtiva da Erva-mate; Ações das Frentes Parlamentares Estadual e Nacional na criação de políticas públicas ao Setor Ervateiro Gaúcho e Brasileiro; PL que isenta PIS e COFINS na erva-mate. Para explanar foram convidadas as seguintes autoridades: Deputado Federal Covatti Filho, Deputado Federal Afonso Hamm, Deputado Estadual Elton Weber, Deputado Federal Heitor Schuch e Deputado Federal Alceu Moreira. Das 11h30min às 12h terá o momento de debates e o encerramento.

Os dois eventos são destinados a produtores rurais, viveiristas, ervateiros, membros de entidades representativas do Setor Ervateiro, autoridades municipais e estaduais, técnicos, estudantes e público em geral. A atividade é promovida pela Prefeitura Municipal de Ilópolis, Ibramate, Seapi/Fundomate, AA erva Mate, Emater, Frentes Parlamentares Estaduais e Nacionais da Erva-Mate e Câmara Municipal de Vereadores. Conta com o apoio das Ervateiras de Ilópolis.

A Turismate é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Ilópolis (ACI-I). Conta com a organização da Lume Eventos e tem o patrocínio confirmado da Prefeitura de Ilópolis, Gráfica Cometa, Fundomate, Ibramate, Sicredi, Banrisul, BRDE e o apoio de Dorigon Produtos de Limpeza, Posto Coser, Supermercado Aurora, Camilotti Pneus, Posto Fórmula, Corsan, Banco do Brasil, BalCa, Cerfox, Afubra, Scobar Material Elétrico, Erva-Mate Rei Verde, APL de Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari, Emater/RS, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, AA Erva Mate e Sindimate. O evento tem entrada gratuita.

Texto: Ascom Turismate