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Turismo e gastronomia: empreendedores são desafiados a “pensar fora da caixa”

Palestra com a culinarista Cátia Schnorr, idealizadora da Cozinha da Cátia, procurou motivar empreendedores dos ramos gastronômico e turístico. Evento foi uma realização da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Teutônia, em parceria com a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços

Palestra reuniu empreendores de Teutônia interessados nos ramos gastronômico e turístico

Motivação e amor a aquilo que se faz! Assim se pode resumir a palestra ministrada pela culinarista Cátia Schnorr, idealizadora da Cozinha da Cátia, para empreendedores dos ramos gastronômico e turístico de Teutônia. A atividade, que teve como objetivo fomentar o turismo em Teutônia, foi organizada pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, em parceria com a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), tendo como local o auditório da entidade empresarial.

O encontro integrou uma série de ações que a Prefeitura de Teutônia discutindo para fomentar o turismo no município. “Teutônia é uma cidade com muitos empreendedores na área da gastronomia, aliás, uma gastronomia diversificada e de boa qualidade, mas é preciso melhorar e inovar sempre. Isso nos torna aptos a sermos um dos polos gastronômicos e, assim, enriquecer o nosso turismo”, enalteceu o prefeito, Jonatan Brönstrup.

Em uma conversa descontraída, Cátia falou de sua história de vida e que, desde a infância, o bolo de laranja da mãe de uma amiga despertou nela a paixão pela culinária. E desde então, o amor pela cozinha sempre falava mais alto, paixão que se fortalece cada vez mais, sendo que hoje ela ministra 14 cursos, além de prestar consultoria, ministrar palestras e utilizar as redes sociais para mostrar o seu trabalho.

Usando como base a receita do bolo de laranja que remete à infância, ela passou ao público os ingredientes que são a sua base: “Duas xícaras de experiências de vida; quatro ovos, que representam a minha família; duas xícaras de criação; uma xícara de sabor, o que é amar o que a gente faz; e o tempero, que é a Cozinha da Cátia.”

Ao falar da importância do acolher bem às pessoas nos estabelecimentos, o cuidado com os detalhes na limpeza, higiene e arrumação, bem como a importância da boa cozinha e de elaborar pratos que surpreendam o cliente diário ou o turista, Cátia deixava claro que o segredo é se reinventar todo o momento. “A riqueza do sucesso está nos pequenos detalhes. Precisamos entender que os nossos maiores concorrentes somos nós mesmos e, por isso, precisamos nos perguntar o que estamos fazendo de novo hoje para sermos melhores amanhã. Precisamos nos reinventar todos os dias, precisamos pensar fora da caixa”, afirmou.

A palestrante ainda colocou que, muitas vezes, aprendeu com os erros. “O nosso melhor acerto é aquele onde se subiu um degrau errado. Todos os dias precisamos tomar um chá, de conhecimento, de habilidades e de atitude. Também precisamos entender que todas as pessoas têm o seu valor. O segredo está nas pessoas com quem convivo”, ressaltou.

Ao relacionar gastronomia e turismo, a palestrante enfatizou que os turistas gostam de ter experiências e memórias gastronômicas. “O turista vem para cidade para conhecer lugares, mas ele pode levar memórias afetivas e memórias gastronômicas. A gente viaja quilômetros para sentir o gosto que traz saudade de alguma coisa, algo que te relembra o passado, a família. Por isso, podemos acolher as pessoas, também, pela culinária”, colocou.

Na linha do “pensar fora da caixa”, Cátia ainda desafiou os empreendedores presentes a pensarem programações diferenciadas, sugerindo aproveitar determinadas datas comemorativas, dentre elas: Dia da Pizza (10 de julho), Dia dos Avós (26 de julho), Dia dos Pais (11 de agosto), Dia do Bancário (28 de agosto), Dia do Cachorro Quente (9 de setembro), Dia da Cachaça (13 de setembro), Dia do Cliente (15 de setembro), Dia da Secretária (30 de setembro), entre outras.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sidnei Eckert, lembrou que um dos desafios quando assumiu a pasta foi discutir ações para Teutônia retome o protagonismo no turismo no Vale do Taquari e no Estado. “E isso é um trabalho que não se faz sozinho. Por isso, vamos juntos fazer de Teutônia uma cidade que acolhe bem o turista”, frisou.

O próximo encontro para debater o turismo ocorrerá no dia 29 de julho, às 19h, junto à CIC. Neste dia, o Sebrae estará capacitando os empreendedores interessados sobre como utilizar as redes sociais para alavancar o seu negócio.

 

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer
Assessoria de Imprensa de Teutônia