Artigos - Turismo

“Turismo – minha paixão” este é o artigo da Turismóloga Lizeli Bergamaschi

lizeli-bergamaschi-bacharel-em-turismo-turismologaÉ com muita satisfação que mensalmente estarei dividindo com vocês um pouquinho do meu dia a dia, através da minha profissão. Nesse primeiro artigo relato sobre a minha iniciação profissional e a importância de trabalharmos em prol do desenvolvimento turístico da Região.

Realizei o Curso de Bacharelado em Turismo na UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul), concluindo em 2008. Atualmente exerço a profissão de Turismóloga na AMTURVALES – Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales, no Vale do Taquari.

O Turismo é hoje uma das mais relevantes atividades econômicas e está se desenvolvendo com muita rapidez. Em muitos países o poder público percebeu a importância desta atividade como forma de distribuição de renda e de criação de empregos.

Para mim, é extremamente gratificante esse trabalho, pois propicia o convívio com pessoas dos mais diferentes lugares, com conhecimento e culturas diferentes. Adoro minha profissão de Turismóloga, pois sei que de alguma forma estou contribuindo para o desenvolvimento das potencialidades existentes na minha região, onde vivo com muito orgulho.

O Turismólogo é o profissional que está apto a desenvolver planos e programas de desenvolvimento turístico institucional em diferentes escalas, visando ordenar as atividades direta ou indiretamente ligadas ao Turismo, de forma a desenvolver as potencialidades existentes nos locais em questão. Além disso, é possível atuar na organização, gestão e operacionalização de diferentes empresas turísticas, como: agências de viagens, hotéis, restaurantes, parques temáticos, empresas de eventos, transportadoras turísticas, empresas de consultorias, navios de passageiros, na gestão pública, entre outros.

O momento do Turismo na Região é mais que especial. Temos muitas riquezas naturais, culturais, arquitetônicas e sociais. Precisamos estimular a vocação para o Turismo, aumentando a qualificação no atendimento e nos produtos oferecidos, investindo mais na promoção e na divulgação, para tornarmos o Vale do Taquari uma referência em Turismo. Precisamos despertar a população para este potencial, com o intuito de divulgar seus diversos atrativos, apresentando e oferecendo para a comunidade regional e mundial a oportunidade de conhecer os principais atrativos turísticos nos mais diversos segmentos da economia regional, no sentido de estimular o crescimento e o desenvolvimento de toda a região, para torná-la cada vez mais um referencial para o Rio Grande do Sul e o Brasil.

Sob esse ponto de vista, tenho absoluta certeza de que o Vale pode ser um grande polo de turismo no Estado. Temos inúmeras belezas naturais e culturais. Somos um povo hospitaleiro e temos empreendimentos muito interessantes e diferenciados que são encontrados somente aqui. Esse é um dos motivos  para unirmos as nossas forças, pois o turismo não é feito sozinho, é sim, em conjunto.

Volto nos próximos dias com mais informações e dicas de Turismo no Vale do Taquari!!! Desejo a todos um ótimo final de semana!!!

Lizeli Bergamaschi – Bacharel em Turismo – Turismóloga