Destaques Estrela Turismo

Turismo no foco em Estrela

Palestra com turismóloga Gabriela de Lima tratou do potencial de Estrela e região, dos cuidados necessários para bem atender aos turistas e os avanços econômicos que podem ser obtidos com eles, tanto local como regionalmente

Como poucas vezes na história, o tema turismo esteve tanto em foco em Estrela e região, e por diversos motivos também valorizado. Nesse sentido, o Governo de Estrela, através da Secretaria de Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), promoveu a palestra “Os Domínios da Hospitalidade: cenários e oportunidades para o turismo local e regional”, com a turismóloga Gabriela de Lima. O evento, realizado em parceria com a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), contou com a presença de pessoas das mais diversas áreas no Salão Paroquial da Comunidade Católica.

A turismóloga, também guia de turismo, especialista em Educação Socioambiental e em Docência para o Ensino Técnico, avisou logo aos presentes. “É minha primeira vez em Estrela. Cheguei aqui com olhar de turista. Eu mesmo estou praticando turismo. Vi logo que há um grande potencial a partir da gama de atrativos. Imagino só quando passar a conhecer de fato tudo o que escuto falar do município, sei que ele tem a oferecer e o que pode evoluir”, disse aos presentes. “Parece-me no geral um município ainda bastante promissor na área, que pode colher muitos e bons frutos, ainda mais se souber tirar proveito de tudo o que a região tem também para oferecer, e ainda mais se pensar, trabalhar e se desenvolver de forma regionalizada e unificada”, disse, ao citar pontos e festas de Estrela e região, entre eles o Natal, a Multifeira e o Porto de Estrela, balneários, e ainda o agora comentado Cristo de Encantado, além da gama de públicos e outros fatores marcantes do Vale do Taquari, como sua localização centralizada.

Douglas Guimarães foi um dos presentes. Com mais de 20 anos de experiência na área da hotelaria, assumiu há pouco mais de três semanas a gerência do Hotel Estrela. “Foi muito positiva a palestra. São os primeiros passos, desde a importância do contato com o turista ao estar preparado em recebê-lo. Presenciei algo parecido em Bento Gonçalves há duas décadas, e vi o quanto algumas coisas que ela trouxe hoje ocorreram lá e Serra e deram certo para seu desenvolvimento”, relatou. “Também a questão da atualidade abordada pela palestrante, que trouxe um pouco deste cenário para o turismo pós-pandemia, mais voltada às microviagens e regiões”, frisou.

Segundo o Coordenador do Trabalho da Sedis, Guilherme Schneider, um dos promotores da palestra, o turismo também é uma oportunidade para bons negócios. “Com o cenário do turismo em evidência, o que só deve ficar ainda mais forte com o passar da pandemia, os empreendedores devem estar preparados para a onda positiva de turistas que deve estar por vir”, diz. “Para tanto, é preciso saber atraí-los para depois bem atendê-los, e assim garantir um retorno ou a boa propaganda. E desta forma, no geral, desenvolver ainda mais nosso comércio local e tudo o que esse setor envolve e pode representar”, afirma.