Brasil Turismo

Turismo no inverno promove história, cultura e gastronomia

Bento Gonçalves (Foto: Beto Garavello)
Bento Gonçalves (Foto: Beto Garavello)

Para os turistas que desejam conhecer o Brasil além dos destinos de Sol e praia, o inverno retrata a diversidade de atrativos do turismo nacional. É a estação conhecida como a alta temporada dos destinos turísticos que preservam a cultura, a história e a gastronomia, e se estende até o mês de setembro.

Para celebrar o início do inverno, a Agência de Notícias do Turismo selecionou algumas dicas de destinos em que os visitantes podem conhecer a cultura dos imigrantes que chegaram ao Brasil no período colonial, a arquitetura inspirada no modelo europeu, a história do período imperial no país, além de degustar pratos típicos da gastronomia local.

O município de Petrópolis preserva documentos, esculturas e objetos que eram utilizados no século XIX no Museu Imperial, que já abrigou a família real portuguesa. A cidade também é conhecida pela arquitetura de suas igrejas, como a Catedral de São Pedro de Alcântara, e pela beleza de seus palácios, como de Cristal, o Itaboraí e o Quitandinha.

Localizado na região da Serra das Russas, o município de Gravatá é conhecido como a Suíça do Agreste por seu clima, cuja temperatura média chega a 24ºC. A Estação do Artesão situada nas instalações da estação ferroviária da cidade construída no século XIX, e o Alto do Cruzeiro, que mantém uma estátua do Cristo Redentor destacam-se entre os atrativos turísticos do destino.

A cultura dos imigrantes italianos que chegaram ao Sul do país e a arquitetura com base em madeira e pedra com influência europeia do período colonial são alguns dos atrativos do município de Bento Gonçalves, localizado na região Norte do estado do Rio Grande do Sul. Durante a visita ao destino, os turistas também podem conhecer as fazendas destinadas à produção vinícola, além de degustar a bebida.

O município catarinense de Blumenau é um dos destinos integrantes da Rota da Cerveja, que preserva e apresenta aos visitantes o processo de produção da bebida. O legado da cultura alemã na cidade também é retratado na arquitetura e na Oktoberfest, festa anual marcada pelos trajes típicos, pela degustação da cerveja e por apresentações musicais.

Texto: Ascom Ministério do Turismo