Solidariedade RS RSS Destaques Lajeado

Turma da Educação Infantil doa brinquedos para HBB

Crianças da Educação Infantil doaram brinquedos para o Hospital Bruno Born (Foto: Renata Leal)

Dentro do Projeto “São tantas emoções e sentimentos” a turma do Nível 4B da Educação Infantil do Colégio Madre Bárbara, realizou na última semana, uma grande doação de brinquedos para a brinquedoteca, sala de raio-x e atendimento 24 horas do Hospital Bruno Born (HBB). O Projeto coordenado pela professora Fabiele Spohr e monitora Bruna Dörr foi elaborado com o objetivo das crianças refletirem e compreenderem emoções e sentimentos. As atividades têm propiciado a vivência de valores significativos para a vida das crianças.

A professora Fabiele salienta que o Projeto é enraizado na filosofia e nas virtudes da fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Bárbara Maix, quando acreditam que os valores devem ser vivenciados desde a Educação Infantil. “Trabalhar com valores é de extrema importância e resulta em uma prática pedagógica reflexiva e humanística. Com base nas relações pessoais, na consciência de si e do outro, nas necessidades de cada um e na adequação ou não das suas atitudes, tornando a sala de aula um exercício para a vida em sociedade, com crianças conscientes da sua participação na construção de um mundo melhor”, conta a professora.

A turma se mostrou sensibilizada e solícita em realizar o gesto solidário. Quando a ideia foi compartilhada com as crianças foi criada a “Caixa do Amor”, que foi decorada pelas crianças e onde foram depositadas as doações. O nível 4 estava tão envolvido que realizou o convite para outras turmas. “Arrecadamos um bom número de brinquedos e jogos infantis e a turma demonstrou tamanha felicidade. Tivemos muitas contribuições e agradecemos todas famílias que se envolveram nesta ação”.

A participação do ato solidário contou com o espírito de celebração pelos 200 de nascimento da fundadora Bárbara Maix. As crianças puderam vivenciar o carisma e as virtudes de Bárbara de uma forma mais intensa, valorizando o ser humano em sua plenitude.

Doação para o HBB

O Hospital Bruno Born foi escolhido, pois a doação será destinada para crianças, com o intuito de que elas tenham momentos de descontração e alegria dentro do hospital. Dentro do Projeto também foi destaque a importância de ensinar empatia e solidariedade, para que as crianças contribuam para a construção de uma sociedade mais humanizada e menos consumista. “O ato de doar favorece a consciência sobre um sentimento tão nobre na criança, que se sente importante ao fazer a doação, como também, possibilita a construção de valores que nortearão a vida delas”, diz a professora.

A responsável pelo marketing do HBB Cláudia Arend destaca que receber esse tipo de doação feita por crianças pequenas é muito importante. “Esse é um momento em que as crianças que estão no hospital precisam. Elas estão fragilizadas, doentes, sofrendo, longe dos colegas e familiares. Muitas têm que ficar no soro, tomando medicação por um longo período”, conta Cláudia ao afirmar que esse momento de diversão e brincadeiras faz toda a diferença no tratamento. “Além de tudo, ensina as crianças da escola o ato de doar, de fazer bem ao próximo.

Texto: Ascom Colégio Madre Bárbara