Saúde RS RSS Destaques Estrela

UBS Central disponibiliza vacina contra a febre amarela

Quem já recebeu uma dose está imune e não é necessário fazer novamente (Foto: Reprodução/Google)

Mesmo sem registro de febre amarela no município, a Secretaria da Saúde de Estrela disponibiliza a vacina contra a doença para a população. “Temos direito a esta vacina há muitos anos, pois o Brasil tem o mosquito, que é silvestre”, observa o secretário Elmar Schneider. A aplicação é feita na UBS Central, localizada na rua Coronel Brito, 1058, todas as quartas-feiras, das 7h às 19h30min. Quem já recebeu uma dose está imune e não é necessário fazer novamente.

Em seu site, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) esclarece que a avaliação da vacina mostrou que uma única dose é suficiente para proteger contra a transmissão da doença. Para imunizar-se é preciso apresentar a carteira de vacinação, cartão SUS e documento de identidade.

A idade para receber a dose é a partir dos nove meses. Pessoas com mais de 60 anos e que ainda não foram imunizadas precisam de prescrição médica, para avaliar a sua condição de saúde. A febre amarela silvestre é transmitida por mosquitos – Haemagogus e Sabethes – que vivem nas matas e na beira dos rios. O Brasil não registra casos de febre amarela urbana desde 1942 e, neste caso, é transmitida quando o Aedes aegypti pica uma pessoa doente.

As pessoas que tiverem dúvidas a respeito podem procurar a UBS Central, onde serão prestados todos os esclarecimentos. Mais informações pelo telefone (51) 3981- 1115.

Texto: Ascom Estrela