Saúde Destaques Estrela

UBS do Bairro Boa União retoma atendimentos gerais

Dedicada temporariamente ao atendimento de suspeitos do coronavírus, a Unidade Básica de Saúde do maior bairro de Estrela retoma mais de dez serviços especializados e gerais

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Boa União, em Estrela, retoma aos poucos o atendimento geral à população. Em março foi transformada temporariamente em uma central do Coronavírus, dedicado exclusivamente, por segurança, ao suporte dos suspeitos da doença, com o objetivo de evitar a circulação destes em outros locais de saúde, além de centralizar a equipe especializada na pandemia. Agora, apesar de manter serviços exclusivos à pandemia, a unidade volta a abrir suas portas para os demais atendimentos. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já reiniciou as consultas de pediatria, ginecologia, psicologia, odontologia, nutricionista, enfermaria, farmacêutica e da clínica geral, entre outras especialidades.

Inaugurada em 2016, a UBS do populoso bairro, localizada na Rua João Lino Braun, nº 291, é uma das mais modernas e completas do município e desde então também de intenso movimento. Se em março viu a procura por serviços em geral cair em razão do exclusivo atendimento à pandemia, por outro viu aumentar o de pessoas com suspeitas de Covid. Agora, com a retomada dos serviços gerais, o movimento volta a crescer e a favorecer principalmente os moradores locais. “Que bom poder mais uma vez poder me consultar, buscar as minhas receitas e de meu marido, que não tem muito como se movimentar, aqui perto de casa”, relata Maria Elisabete Sulzbach, de 70 anos. “Fez falta o posto, que é importante demais para muita gente.”

A expectativa, segundo o secretário da Saúde, Celso Kaplan, o ‘Lelo’, é de atender por semana centenas de pessoas de todas as idades nos mais diversos serviços oferecidos. “Estamos retomando o atendimento em um importante e referencial bairro do nosso município, mas não exclusivamente, com serviços da atenção básica da saúde que são importantes para diversas realidades, idades e famílias, seja uma questão mais específica, como nutricional ou psicológica, ou mesmo clínicos, odontológicos e gerais de momento”, explica Kaplan. A ala Covid, contudo, não será desativada. “Esta ficará isolada e separada da central da Covid. A doença já não é mais uma novidade em todos os seus sentidos, tem seus sintomas mais reconhecidos, pessoas vacinadas, e por isso o movimento diminuiu. Mas isso não significa que possamos abrir mão de seu combate e prevenção”, atesta. Rosilaine Noll, de Costão, foi uma das que utilizou este serviço. “Estou preocupada, por isso vim aqui”, disse, acompanhada dos pequenos filhos.

Nos serviços

A UBS do Boa União atende das 7h às 14h. As consultas para especialidades atendem a uma grade horária diária específica e devem ser agendadas. A unidade também disponibiliza telefones para o contato de pessoas que desejam sanar dúvidas ou agendar estas consultas; ou mesmo solicitar alguma ajuda em caso de dificuldades para deslocamento, visando um atendimento residencial: 3981-1283 e 3981-1098