Saúde RS RSS Mato Leitão

UBS Santo Antonio organiza grupo de hipertensos e diabéticos

Quando diagnosticadas precocemente, as doenças oferecem múltiplas chances de evitar complicações (Foto: Divulgação)

Os profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS), Vila Santo Antônio, estão organizando a montagem de um grupo de trabalho para auxiliar pessoas que sofrem de Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica, doenças crônicas que atingem diversas faixas etárias e, nos idosos, ambas doenças podem estar somadas.

As consultas individuais não conseguem abordar a integralidade do indivíduo, sendo importante o trabalho dos grupos. Trata-se de um espaço de estímulo social e troca de informações para traçar estratégias de educação em grupo. As reuniões serão voltadas aos hipertensos, diabéticos e familiares.

A equipe pretende promover rodas de conversas, dinâmicas e atividades sobre temas como alimentação saudável, atividade física e saúde da mente (psicológica e emocional). O compartilhamento dos conhecimentos visa auxiliar no tratamento. Esse primeiro encontro está marcado para 13 de setembro, 14h, na sede da Assocersa, defronte à Escola Municipal Santo Antônio de Pádua. Todos os interessados, especialmente residentes na Vila Santo Antônio estão convidados.

Grupos

Caminhada Orientada (Centro e Santo Antônio), Educação em Saúde (ações nas comunidades), Saúde Mental, Dependentes Químicos e Grupo de Acolhida (Centro e Santo Antônio) são atividades desenvolvidas no Município.

Saiba mais:

Diabetes e hipertensão estão em constante associação devido à frequência em que ocorrem e por serem consideradas problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. Quando diagnosticadas precocemente, as doenças oferecem múltiplas chances de evitar complicações.

Texto: Ascom Mato Leitão