Cultura RS RSS Destaques Lajeado

Últimas ações do ano do Arte Por Toda Parte reuniu centenas de moradores dos bairros Morro 25 e Santo Antônio

Crianças e adultos puderam apreciar as atividades culturais (Foto: Divulgação)

Centenas de pessoas prestigiaram as últimas ações de 2018 do Arte Por Toda Parte nos bairros Morro 25 e Santo Antônio no final de semana. Com uma programação diversificada, as atrações aconteceram nas imediações e dentro dos ginásios dos bairros. O projeto é desenvolvido pela Orquestra de Concertos de Lajeado (Oclaje), entidade vencedora do Circuito Cultural, com financiamento do Pro Cultura/RS, Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e produção geral da Culturama. O projeto continua em 2019, nos dias 05 e 06/01, e os bairros serão divulgados em breve.

Com a mesma programação nos dois dias, crianças e adultos puderam apreciar as atividades culturais. O evento contou com o espaço livre de manifestação artística, a apresentação teatral orelhudos e apresentação musical das artistas Taís e Simone, integrantes da Oclaje, que levaram músicas populares e natalinas para o público. Durante à tarde, os brinquedos infláveis oferecidos pelo Sesc Lajeado, proporcionaram momentos de diversão para às crianças.

No sábado, a comunidade esteve reunida na academia ao ar livre, ao lado do ginásio do bairro. No domingo, as ações aconteceram junto à festa de Natal do bairro Santo Antônio. Com duração de 1h, a Oclaje apresentou um repertório exclusivo de músicas natalinas para os moradores.

“O projeto em 2018 foi um aprendizado para todos. Um dos desafios foi encontrar o local ideal e criar público para algo que não acontecia com frequência em Lajeado, estas atividades culturais. O sucesso do projeto contou com a ajuda das associações dos bairros, que ajudaram a trazer o público para as ações”, disse o produtor cultural da Culturama, Pablo Oliveira.

O Circuito Cultural

O Circuito Cultural tem como objetivo de levar uma programação diversificada e atividades culturais aos 27 bairros da cidade, com vistas a facilitar o acesso das pessoas que residem longe do centro da cidade. Desde outubro, o Arte Por Toda a Parte está oferecendo um conjunto de apresentações artísticas que visam a participação das comunidades e, também, do envolvimento de artistas dos bairros onde estão acontecendo as ocupações.

Em 2018, os bairros Alto do Parque, Centro, São Cristóvão, Universitário, Santo André, Americano, Jardim do Cedro, Moinhos d’Água, Montanha, Morro 25 e Santo Antônio, receberam as ações culturais. Os outros bairros terão atividades em 2019.

Texto: Ascom Lajeado