Política Serviços Estrela

Últimos dias para garantir o direito ao voto

Recadastramento Biométrico

Encerra-se na próxima quarta-feira o prazo para que mais de seis mil eleitores de Estrela façam o recadastramento biométrico

Os eleitores do município de Estrela têm, mais uma semana, para realizarem o recadastramento biométrico e assim garantirem o direito a voto nas próximas eleições municipais, entre outras consequências. Encerra-se na próxima quarta-feira (21) o prazo para que 6.330 eleitores que ainda não efetivaram o processo não correrem este risco. De acordo com a 21ª zona eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS), que atende a Estrela, 18.985 eleitores, de um total de 25.802 cadastrados, já fizeram o procedimento em Estrela até o último levantamento, realizado na terça-feira (13), o que corresponde a 74,12% do total.

Para fazer a biometria é preciso ir até a sede do Cartório Eleitoral, na Rua Doutor Tostes, 180, apresentar um documento de identidade, o CPF e um comprovante de residência (conta de água, luz, telefone e outros). Este último pode ser por meio eletrônico – se tiver o comprovante digitalizado no celular, por exemplo. O Cartório Eleitoral recomenda que mesmo os que têm o voto facultativo (analfabetos e os maiores de 70 anos) façam o recadastramento. Aqueles que não fizerem até o fim do prazo estabelecido – 21 de agosto – terão o título cancelado e não poderão votar nas eleições seguintes e, em função disso, terão outras consequências, como não poder se inscrever em concursos públicos e tomar posse em cargo público, obter passaporte, entre outras. De acordo o chefe do Cartório Eleitoral da 21ª Zona Eleitoral, Sandro Ferreira, o movimento se tornou mais intenso nas últimas horas. “As pessoas têm nos procurado mais nos últimos dias, até por preocupação pois o prazo está se esgotando. Mas o processo de recadastramento é rápido caso se tenha o que é exigido e muito importante”, salienta.

A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. A tecnologia foi implementada na Justiça Eleitoral com o objetivo de prevenir fraudes e tornar as eleições brasileiras mais seguras e rápidas, uma vez que a identificação biométrica torna inviável que um eleitor tente se passar por outro no momento da votação. Mais informações pelo telefone (51) 3720-3622. O horário de atendimento é das 11h às 18h.

 

Texto: Rodrigo Angeli
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela