Cultura Destaques Lajeado

Últimos dias para se inscrever no 2º Concurso Arte na Cidade

A Prefeitura Municipal de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em parceria com o Sesc Lajeado e com a Universidade do Vale do Taquari (Univates), por meio do Núcleo de Cultura e do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (SEMEIA EMAU), estão promovendo o 2º Concurso Arte na Cidade – Intervenção artística em espaços urbanos. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até domingo, 15/08, por meio do site Crie Smart Cities clicando aqui.
O concurso é voltado a artistas gráficos ou visuais de toda a região e terá como tema “Celebrando os 130 anos de Lajeado”.  A escolha desta temática tem o objetivo de demonstrar a importância da história de Lajeado e também de exibir o processo de transformações provocadas pelo desenvolvimento urbano.
Por meio do concurso artístico-cultural, serão escolhidos cinco projetos artísticos de intervenção urbana, que serão realizados no Muro do Presídio Estadual de Lajeado no bairro Florestal, no Ginásio SAMB no bairro Jardim do Cedro, no Ginásio da Associação de Moradores do bairro Montanha, no Muro da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nova Viena no bairro Olarias e no Centro Esportivo Municipal Mário Lampert no bairro São Cristóvão.  Além dessas áreas definidas, os artistas ainda devem fazer outras duas intervenções nos mesmos bairros em parceria com a comunidade.
– Acredito que as intervenções urbanas na cidade valorizam a vida para além do estímulo visual, geram reflexões importantes de contexto urbano, social e do indivíduo. E o interessante é que, por mais que o artista traduza valores energéticos em sua arte, cada indivíduo tem uma leitura de acordo com suas referências e reflexões. Levar a arte para a rua abre caminho para a qualidade de vida – disse Flavia Pozzobon, uma das ganhadoras da primeira edição do Arte na Cidade.
As propostas serão avaliadas por uma comissão e as artes escolhidas estão previstas para serem iniciadas em setembro. Os selecionados receberão R$10 mil para a execução da intervenção nos espaços principais e secundários.  O edital com mais informações está disponível no site da Univates e pode ser conferido clicando aqui. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail emau@univates.br.