Venâncio Aires Economia RS RSS

Últimos dias para solicitar o desconto do IPTU Mais

O IPTU Mais possibilita ao contribuinte atingir até 50% de desconto no imposto (Foto: Reprodução/Google)

A Secretaria Municipal da Fazenda, recebe até a próxima sexta-feira, 28, a solicitação odos contribuintes que queiram solicitar descontos do IPTU de seus imóveis através do programa IPTU Mais, que possibilita até 50 % de desconto no valor do imposto para 2019.

Até esta terça-feira, 25, o setor de protocolo da Prefeitura já recebeu 148 pedidos de contribuintes que apresentaram a documentação exigida e agora aguardam a avaliação da comissão responsável por avaliar os pedidos de descontos para imóveis com iniciativas sustentáveis. Nesta segunda edição do projeto, mesmo antes do prazo final, já foi superado o número de pedidos de 2018, quando foram protocoladas 128 solicitações.

O IPTU Mais possibilita ao contribuinte atingir até 50% de desconto no imposto, para isso, além dos descontos de bom pagador (8%), o pagamento em cota única (5%), e os demais 37% podem ser alcançados através de ações e atitudes focadas na área ambiental como calçadas dentro das normas de escoamento de água, arborização dos passeios públicos e do terreno, sistema de cisterna para reaproveitamento das águas das chuvas, possuir composteira, sistema de energia fotovoltaica, entre outras adequações.

O contribuinte pode fazer a solicitação dos descontos do IPTU Mais, dirigindo-se até o setor de protocolo da Prefeitura. Após a apresentação dos documentos exigidos o pedido é feita análise por uma comissão avaliativa, em seguida o contribuinte será informado qual a porcentagem de desconto conquistada.

Texto: Ascom Venâncio Aires