Social RS RSS Estrela

Um olhar especial para a infância em Estrela

Equipe se reúne semanalmente para avaliar casos e realizar capacitação (Foto: Paulo Ricardo Schneider)

O município implantou neste ano os Programas Criança Feliz e Primeira Infância Melhor, que tem como público-alvo gestantes, crianças até 3 anos de famílias que recebem o benefício Bolsa família e crianças até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). As atividades iniciaram em maio, com a capacitação da equipe, e em julho começaram as atividades com as famílias. Em Estrela são aproximadamente 450 que recebem o Bolsa Família e, destas, cerca de 190 crianças se enquadram no público-alvo dos programas.

“Ainda não atendemos a totalidade deste público, mas nos sentimos realizados porque em três meses de execução já atingimos mais de 50%”, conta a supervisora, assistente social Elisângela Beatris Becker. O principal objetivo é orientar as famílias para que promovam o desenvolvimento integral dos filhos, visando o fortalecimento de vínculos para que no futuro sejam adultos mais confiantes e seguros e consigam acessar melhores condições de vida, seja na educação, nas relações sociais ou no trabalho.

As atividades acontecem através de visitas semanais às residências da família pelo visitador, que estimula este desenvolvimento com atividades lúdicas e brincadeiras, através das necessidades encontradas dentro de cada faixa etária de desenvolvimento da criança. “Com este trabalho é possível identificar situações de vulnerabilidade, focando na prevenção de futuros problemas. Quando já não é mais possível prevenir, encaminhamos para a rede socioassistencial do município,” explica Elisângela. Hoje o município conta com uma equipe formada por sete visitadoras, uma supervisora e o apoio do Grupo de Trabalho Municipal (GTM), que é composto de um integrante das secretarias da Saúde, da Educação e do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth).

Texto: Ascom Estrela