Melhor Idade Educação Estrela

“Um pingo de gente” faz alegria de vovôs

Projeto “Amor de óculos e bengala!” trabalhou as diferentes fases da vida

Visita de crianças à Vovolândia São Pedro completa projeto “Amor de óculos e bengala!”, que valorizou as pessoas de mais idade

Crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Pingo de Gente, de Estrela, realizaram um especial passeio na última semana. Este ocorreu dentro da própria cidade e desta vez não teve como destino tradicionais parques ou pontos turísticos, mas sim a Fundação Vovolândia São Pedro. A visita aos mais de 58 senhores e senhoras que residem na instituição foi uma das etapas mais aguardadas do projeto “Amor de óculos e bengala!”, desenvolvido ao longo das últimas semanas. O contato e a interatividade entre os pequenos e os idosos, na troca de presentes e carinhos rendeu muitos sorrisos e emocionou os presentes.

A iniciativa partiu da própria escola da Rua Asta Rockenbach, no Bairro Cristo Rei. A visita culminou com o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos dias na escola. A proposta surgiu após outro passeio das crianças entre 4 e 6 anos, quando estas cruzaram por uma pessoa de mais idade, o que despertou a curiosidade das mesmas. Então, sob a orientação da professora Claudete Zanotelli, as crianças passaram a trabalhar as diferentes fases da vida. Depois de na escola receberem a visita de seus próprios avós para as tradicionais homenagens relacionadas ao Dia dos Avós, comemorado mundialmente em 26 de julho, as crianças partiram para a visita à Vovolândia, que deu ênfase ao projeto. “Com o trabalho desenvolvido buscamos fazer as crianças perceberem as diferentes fases da vida, mas principalmente despertar e incentivar uma formação de valores como a solidariedade, gentileza, respeito e a generosidade”, explica ela.

Na ocasião, os pequenos realizaram uma apresentação aos vovôs. Depois entregaram cartões confeccionados por eles com mensagens e também bolos feitos pelas crianças na escola. No fim, realizaram a troca de carinhos e trocaram algumas palavras com os mais dispostos. “Esses gestos proporcionam momentos que nos aproximam, onde, além do afeto, aprendemos que doar um pouco de carinho e atenção fazem render momentos prazerosos de alegria, despertando nas crianças a consciência de que o compartilhar sentimentos faz muito bem ao coração”, destaca a diretora Anelia Thereza Rockenbach.

 

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Divulgação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Estrela