Região RSS Eventos

Uma noite especial para meninas de Estrela

Sitandra, ao lado da mãe, abriu o desfile (Foto: Divulgação)
Sitandra, ao lado da mãe, abriu o desfile (Foto: Divulgação)

A noite da segunda-feira (22) foi especial para 16 pessoas, de diferentes idades, gêneros e deficiências, que participaram do 1º Desfile de Moda Inclusiva, realizado no Teatro da Univates, em Lajeado, e que abriu a programação da Semana da Pessoa com Deficiência. Entre elas, estavam as meninas Sitandra Clair de Lima Vargas (8), aluna da Emef Leo Joas; Emanuele Rodrigues Castro (6), da Emef Ruth Markus Huber, e Bianca Inês Wermann (6), aluna da Emef Pedro Jorge Schmidt, que representou a APAE de Estrela no evento.

Estudantes de Moda, que cursaram a disciplina de Ergonomia do Curso de Design de Moda da Univates, tiveram como atividade criar roupas pensando nas necessidades, sonhos e inspirações dos participantes. Com uma deficiência que a impede de andar, Sitandra abriu o desfile. Entrou em uma cadeira rodas vestida de bailarina, que é seu sonho. Emanuele estava com um vestido de princesa azul, inspirado no filme Frozen, enquanto Bianca Wermann vestia rosa, sua cor preferida.

Emanuele e Bianca tiveram uma noite especial  (Foto: Divulgação)
Emanuele e Bianca tiveram uma noite especial (Foto: Divulgação)

Para Fabiana de Lima, mãe da pequena Sitandra, foi uma experiência nunca imaginada pela família e um orgulho para ela e para os irmãos da menina. “Ela adorou”, comenta Fabiana, ressaltando que depois de desfilar Sitandra queria voltar à passarela. Norberto Castro, pai de Emanuele, relata a felicidade da menina ao saber que participaria do desfile. “Quando ela ficou sabendo, convidava todo mundo”, conta Norberto, que se emocionou ao ver a filha vestida de princesa. “Quando a vi (vestida) de princesa, esqueci  todos os problemas. A melhor coisa que aconteceu”, afirma, elogiando este tipo de iniciativa e, ao mesmo tempo, sugerindo  que ocorra mais vezes.

As pessoas que participaram do desfile representaram a Apae de Lajeado, Estrela e Cruzeiro do Sul; Secretarias Municipais de Educação de Estrela e Lajeado; Associação de Deficientes Físicos de Lajeado (Adefil); Associação de Pais, Amigos e de Pessoas com Deficiências Visuais (Apadev); Associação dos Deficientes Auditivos de Lajeado (Asla) e a Clínica Escola de Fisioterapia da Univates.

Texto: Ascom Estrela