Saúde RSS Destaques Lajeado

Unianálises retoma análises físico-químicas e microbiológicas credenciadas pelo Mapa

Unianálises volta a atender órgãos fiscalizadores (Foto: Elise Bozzetto)
Unianálises volta a atender órgãos fiscalizadores (Foto: Elise Bozzetto)

Foi publicada, nesta quarta-feira, a portaria nº 57 do Diário Oficial da União, que determina a liberação do credenciamento do Laboratório Unianálises – Laboratório de Prestação de Serviços da Univates para realização de ensaios físico-químicos e microbiológicos oficiais demandados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A portaria, que entrou em vigor já nesta quarta-feira, permite ao laboratório voltar a atender as demandas dos órgãos fiscalizadores da indústria de produtos de origem animal dos âmbitos federal e estadual.

Com o retorno, o Laboratório estima receber um volume de 2 mil amostras por mês de empresas fiscalizadas. “Com a suspensão, somente a rede pública ficou disponível para a realização das análises, o que não era suficiente para atender toda a demanda do Estado, obrigando as fiscalizadas a remeterem o material para Santa Catarina, Paraná e São Paulo”, comenta o pró-reitor administrativo, Oto Roberto Moerschbaecher.

Para o pró-reitor, a demanda reprimida deve ser normalizada ainda esta semana. “Estamos preparados para o retorno imediato das análises. Já temos lista de empresas que aguardavam a liberação para retomar as análises”, comenta. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7027.

Texto: Ascom Univates