RS RSS Destaques Polícia

União anuncia R$ 295 milhões para reaparelhamento do sistema penitenciário

Anúncio foi feito pelo ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, durante reunião ordinária do Consesp (Foto: Isaac Amorim/MJC)
Anúncio foi feito pelo ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, durante reunião ordinária do Consesp (Foto: Isaac Amorim/MJC)

O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, anunciou na terça-feira (17) a liberação de R$ 295,4 milhões aos estados para compra de equipamentos para os sistemas penitenciários. A comunicação foi feita durante reunião ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança (Consesp). Já existe a confirmação de que parte deste montante será destinado ao Rio Grande do Sul para a aquisição de tornozeleiras eletrônicas, scanners corporais e bloqueadores de celular para os presídios gaúchos.

Parte dos equipamentos que serão adquiridos com recursos do governo federal já tem destino certo: o Complexo Penitenciário de Canoas. “Já há a determinação para que seja priorizada a instalação no complexo prisional. São cerca de 2,5 mil vagas prontas, que representam um diferencial neste momento de crise em nosso sistema prisional”, destacou o secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer.

A intenção do Ministério da Justiça e Cidadania é repassar os recursos ainda nesta semana. Para o secretário, a agilidade na liberação dos recursos ilustra o entendimento do governo federal sobre a necessidade dar as condições necessárias para a execução de uma política nacional de Segurança Pública. “Vivemos uma realidade caótica no sistema penitenciário, não só no RS, mas em todo Brasil. Trata-se do elo mais problemático. É emblemático presenciar esta mobilização, pois nos dá a certeza da compreensão do atual cenário”, completou.

Texto: Ascom RS