Saúde Lajeado

Unidade de Saúde do bairro Campestre é reaberta para atendimento da comunidade

Sorrisos nos rostos, abraços demorados e celebração marcaram o reinício do atendimento da Unidade de Saúde da Família do bairro Campestre. Após passar por obras de reformas e ampliação, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), realizou na manhã desta segunda-feira, 08/04, a cerimônia de reinauguração do espaço. O posto passou a funcionar normalmente na tarde desta segunda-feira.

O espaço reformado agora conta com uma estrutura adequada, ambiente amplo e moderno, que proporcionará maior segurança e qualidade no atendimento a população. Para a nova presidente da Associação dos Bairros Marinês Isabel Fontanive, 65 anos, e para seu antecessor, Recioli dos Santos, 74 anos, o dia foi motivo de comemoração.

“Acompanhamos toda a evolução, todo o trabalho que foi realizado nesse posto. Foi complicado, mas compreendemos a situação. Hoje sentimos que estamos com o dever cumprido”, conta Recioli, presidente da Associação de Moradores do bairro no período compreendido entre 2015 a 2019. Por sua vez, Marinês, moradora do bairro há 45 anos , conta que ajudou a fundar e a escolher o nome do seu próprio bairro. “Hoje conquistamos o que tanto queríamos graças à força de todos”, ressaltou.

Participaram do evento o prefeito Marcelo Caumo, o titular da Sesa, Cláudio Klein, a presidente da Câmara de Vereadores Neca Dalmoro, secretários, vereadores, representantes de entidades e membros da comunidade

“Espero que nesse posto de saúde, a população desse bairro se sinta bem acolhida e tenha todo o atendimento necessário para a sua saúde e seu bem-estar”, ressaltou o secretário da Sesa,Cláudio Klein.

Em seu pronunciamento, o prefeito Marcelo Caumo agradeceu a cobrança que a comunidade fez para que o posto estivesse pronto. Ainda, lamentou por todos os problemas ocorridos desde 2016.“Em nenhum momento deixamos de dar atenção para o posto. A unidade tem essa grande tarefa de servir como um equipamento público que trabalha na prevenção. E quanto mais a gente investir recursos na prevenção da saúde da população, melhor será a nossa qualidade de vida e maiores serão os sorrisos de vocês. Que possamos usufruir de tudo que está sendo entregue hoje”, destacou o prefeito Marcelo Caumo.

Caumo, o secretário Cláudio, a presidente da Câmara de Vereadores Neca Dalmoro, a enfermeira e coordenadora da unidade, Fátima Schu, e a presidente da Associação de Moradores Marinês Fontanive, fizeram a abertura da faixa de reinauguração da obra e participaram do descerramento da placa.

Ao final, a comunidade foi convidada a conhecer as dependências da Unidade. Noêmia Cornelius, 68 anos, mora no bairro Campestre há 36 anos. Desde o início das obras, se deslocava para o bairro São Cristóvão, onde era atendida, e hoje celebrou a reinauguração do posto. “Valeu a pena esperar. Achei ótimo e minha nota é 10. Agora em apenas 5 minutos consigo chegar até aqui”, contou Noêmia.

 

A Unidade de Saúde

Antes da reforma, o posto de saúde tinha 136,28 m² e foi ampliado em 161,48 m², totalizando 297,76 m², o que significa que ficou com o dobro do tamanho anterior. O investimento total da obra de reforma e ampliação foi de R$ 384.350,69, e outros R$ 80.000,00 foram investidos em novos equipamentos e móveis.

A unidade renovada conta com uma equipe composta por dentista, médico do Programa Mais Médicos, enfermeiro, técnicos e auxiliares de enfermagem, administrativo da saúde, higienizadora, Agentes Comunitárias de Saúde e profissionais de suporte. A unidade também receberá profissionais residentes do Programa Multiprofissional de Saúde da Família da Univates e de Oncologia do Hospital Bruno Born.

O novo espaço é dividido em sala de espera, sala de reuniões, sala de recepção, farmácia, copa, sala de administração e gerência, sala de nebulização, sala de vacinas, consultório odontológico, sala de curativos e procedimentos, três consultórios para atendimento médico, sala de esterilização, almoxarifado, depósito de material de limpeza, abrigo de resíduos comuns, biológico e para depósito de lixo.

 

Entenda o caso do Posto de Saúde

A obra de reforma e a ampliação do posto foi licitada pela primeira vez em 2016, mas uma sucessão de reveses impediu sua conclusão. A empresa vencedora da primeira licitação iniciou obras em 07/11/16. Os problemas começaram quando o governo federal atrasou o repasse de recursos em 2017, o que atrasou os pagamentos para a construtora. Os valores totais chegaram apenas no final de 2017, exigindo prorrogações no prazo para que a empresa terminasse a obra. O prazo total, incluindo as prorrogações, se estendeu até o dia 07/06/18, totalizando 19 meses para a execução. O último aditamento de prazo ocorreu em março de 2018, quando ficou acordado de que em 90 dias seria possível terminar a obra. Entretanto, a construtora não terminou a reforma e a ampliação no prazo combinado. Em razão disso, a Prefeitura decidiu não renovar o contrato, que teve sua vigência terminada em 08/06/18. Sem a renovação, abriu-se então a possibilidade de realizar novamente uma licitação para viabilizar o término da obra, que estava 65% executada. Em novembro de 2018, as obras para a conclusão do posto foram iniciadas e na semana passada, foram concluídas.

 

 

 

Texto e fotos: Pietra Darde
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lajeado