Brasil RS Educação RSS Eventos

Unidade Móvel da Senai promove treinamento gratuito para construção civil na Construmóbil

Reconhecido por ser uma das cinco maiores redes de educação profissional do mundo e a maior da América Latina, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) vai reforçar as ações de qualificação dos trabalhadores propostas pela Construmóbil 2019. Em uma parceria com o Sinduscom Vale do Taquari, a instituição trará para a feira uma Unidade Móvel, onde serão realizadas, gratuitamente, uma série de atividades de capacitação para o setor da construção civil.

Carreta comporta 18 alunos e conta com recursos educacionais e máquinas e equipamentos necessários para estudos práticos.

De acordo com o coordenador técnico do Senai, Marcelo Francisco Schedler, a carreta presente no Parque do Imigrante comporta 18 alunos e conta com estrutura adequada com recursos educacionais e máquinas e equipamentos necessários para estudos práticos. Na Construmóbil, serão ministrados treinamentos relacionados a tecnologias para automação de prédios e residências; melhorias na produção a partir do controle de desperdícios; papel do mestre de obras; principais riscos e cuidados com acidentes; e impacto ambiental e financeiro do uso de energia solar e eólica. As atividades ocorrem nos dias 26 e 27 de setembro e 03, 04 e 05 de outubro, iniciando às 19h e com previsão de uma hora de duração. As vagas são limitadas e as inscrições antecipadas podem ser efetuadas junto ao Sinduscom-VT através do e-mail sinduscom_vt@yahoo.com.br ou pelo telefone (51) 3748.4892.

Schedler ainda destaca que, paralelamente às ações de capacitação, a unidade móvel estará aberta à visitação durante todo o período da feira, com o intuito de divulgar a programação de cursos e treinamentos do Senai. A instituição também busca fomentar o uso da carreta pelos empresários da construção civil na profissionalização de seus trabalhadores, visto que há a possibilidade de ela ser solicitada inclusive para o canteiro de obras.

A Construmóbil ocorre de 25 a 29 de setembro e de 03 a 06 de outubro no Parque do Imigrante em Lajeado. A feira é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e da Prefeitura de Lajeado, com o patrocínio de Caixa Federal, Cervejaria Bellavista, Lajeadense Vidros, Corsan e Sicredi, e apoio de Seavat, CBM Materiais Elétricos e Unimed VTRP.

Programação dos treinamentos:
26/09 – Automação predial e residencial
27/09 – Planejamento Logístico do Canteiro de Obras
03/10 – Principais problemas na execução de uma obra
04/10 – Saúde e Segurança do Trabalhador – Construção Civil
05/10 – Energia Solar e Eólica

Crédito: Divulgação