Saúde Estrela

Unidade Odontológica Móvel (UOM) de Estrela iniciará atendimentos

Unidade Móvel Odontológica entrará em funcionamento nesta sexta-feira

Estreia do novo serviço gratuito disponibilizado à comunidade escolar será aberto nesta sexta-feira em escola municipal

A tarde desta sexta-feira (11) na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Ruth Markus Huber será também dedicada a cuidados profissionais com a saúde bucal. Isto será possível graças à inauguração da Unidade Odontológica Móvel (UOM) de Estrela. Os alunos do Bairro Boa União foram os escolhidos para receberem os primeiros atendimentos do novo serviço, após ato de abertura marcado para as 14h e que contará com a presença do prefeito Rafael Mallmann, do secretário municipal da Saúde, Elmar Schneider, e que terá como convidado o deputado estadual Dirceu Franciscon, que viabilizou as verbas para a iniciativa.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a meta da UOM será atender a todas as escolas do município e de maneira direta. “A UOM é uma van que contará com equipe especializada e materiais odontológicos. Funcionará como um perfeito consultório odontológico, só que móvel, que permitirá atendimento tanto nas escolas ou como em outros espaços, públicos e datas conforme a demanda”, destaca o secretário Schneider. “Devemos ressaltar que se trata de mais uma conquista em um projeto global. Somos um dos poucos municípios que já oferecem atendimento médico e odontológico através de unidades móveis. Agora reforçado por um veículo exclusivamente voltado à saúde bucal. Faz parte de um qualificado e agora mais completo trabalho que visa antes de tudo a prevenção das mais diversas enfermidades e problemas, o que resulta em menos pessoas futuramente doentes e posteriores gastos em atendimentos e medicações”, ressalta.

A largada ocorrerá na Emef Ruth Markus Huber que já faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), que atende aos alunos do município com atividades diversas desde 2014, trabalhando na prevenção de inúmeras enfermidades. Agora também nos atendimentos e cuidados clínicos odontológicos, escovação supervisionada e orientações sobre saúde bucal. E isto realizado de maneira local, sem a necessidade de deslocamento aos postos de saúde. Para 2020 está sendo elaborado cronograma com as próximas escolas que serão atendidas pela UOM.

Entre outras atividades programadas pelo secretário Schneider para a comitiva do deputado Franciscon, está programada uma visita ao Hospital Estrela para verificação das obras de reforma e ampliação (440m²) da Farmácia do Hospital.

 

Texto: Rodrigo Angeli
Foto: Paulo Schneider/Prefeitura de Estrela
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela