Saúde Região RSS

Unimed VTRP, HBB e Clínica de Psiquiatria Avançada promovem ações de conscientização no Setembro Amarelo

Médico Fábio Vitória (Foto: Divulgação)
Médico Fábio Vitória (Foto: Divulgação)

De acordo com o Mapa da Violência 2015, o Rio Grande do Sul tem 11 das 20 cidades brasileiras que mais tiveram casos de suicídio no País. Neste grupo, aparecem os municípios polo dos vales do Taquari e Rio Pardo: Lajeado, na 14ª posição, e Santa Cruz do Sul, na 11ª, respectivamente. Outro município importante na região, Venâncio Aires, aparece na 15ª colocação. Para virar esse jogo, diversas entidades e instituições tem se unido a cada ano para conscientizar a população sobre o tema. As ações são intensificadas em todo o mundo no mês de setembro, já que em 10/09 é lembrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Neste ano, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), o Hospital Bruno Born (HBB) e a Clínica de Psiquiatria Avançada, unem forças e promovem uma agenda com diversas atividades durante todo o mês.

“O setembro Amarelo é para conscientizar, falar sobre o suicídio. É possível prevenir quando falamos sobre o tema, porque é uma questão de atenção, de cuidado com as pessoas”, explica o psiquiatra Fábio Vitória. Mestre em Saúde Mental, Vitória é médico cooperado da Unimed VTRP, Coordenador do Programa de Residência Médica em Psiquiatria do HBB e Diretor Técnico da Clínica de Psiquiatria Avançada.

Dentre as atividades previstas pelo grupo para este mês, destaque para duas, que serão abertas para toda a comunidade regional. No domingo, dia 10/09, a partir as 14 horas, profissionais de saúde das três instituições promotoras das ações estarão no Parque dos Dick conversando com a população, e tirando dúvidas sobre o Setembro Amarelo e a importância de falar sobre o tema com os amigos, com a família, nas escolas e nos espaços públicos. Haverá brinquedos infláveis e a distribuição de erva-mate e água quente aos presentes. “Existem muitas alternativas para quem está sofrendo, e o primeiro passo é buscar algum tipo de ajuda”, complementa Vitória.

Na quinta-feira, 14/09, uma palestra sobre o tema ocorre no auditório da Sede da Unimed VTRP, no Bairro São Cristóvão, em Lajeado. O evento, que será conduzido pela equipe da Clínica de Psiquiatria Avançada, tem entrada franca e é aberto para a comunidade. O encontro, que tem como tema “Suicídio: vamos falar sobre isso?”, inicia as 18h30min, e tem inscrições limitadas. Pais, jovens, estudantes de ensino médio ou ensino superior, e a população em geral já podem garantir a presença na atividade através do formulário eletrônico www.unimedvtrp.com.br/setembroamarelo. Será concedido certificado de participação para quem solicitar o documento.

Setembro Amarelo

O movimento do Setembro Amarelo é mundial e ocorre no Brasil desde 2014. Naquele ano, relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que o Brasil é o oitavo país com a maior taxa de suicídios do mundo. O estudo ainda afirma que a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo. E mais, para cada suicídio bem sucedido, há pelo menos 20 tentativas fracassadas. Porém, dos 194 países da OMS, apenas 60 coletam dados sobre o assunto e apenas 28 têm estratégias nacionais para a prevenção.

No ano passado, a OMS lançou outro dado preocupante: o suicídio já mata mais jovens no mundo do que o HIV. É a segunda maior causa de mortes na faixa etária de 15 aos 29 anos, perdendo apenas para acidentes de trânsito.

Eventos abertos para a comunidade:

Lajeado

– 10/09 – Ação de conscientização no Parque dos Dick sobre o Setembro Amarelo, a partir das 14 horas. Haverá brinquedos infláveis, erva-mate e água quente

– 14/09 – Palestra “Suicídio: vamos falar sobre isso?”, no auditório da sede da Unimed VTRP, a partir das 18h30. Evento é aberto ao público e tem vagas limitadas. Inscrições podem ser realizadas pelo www.unimedvtrp.com.br/setembroamarelo

Encantado

– 11/09 – Palestra “Suicídio: vamos falar sobre isso?”, no Espaço Viver Bem da Unimed VTRP. Evento é aberto ao público e tem vagas limitadas

– 30/09 – Seminário “Suicídio e o Ciclo Vital”, no Anfiteatro principal da Clínica Terapêutica Novo Começo, a partir das 08h30min. Evento é aberto ao público e tem vagas limitadas.

Texto: Ascom Unimed VTRP