Região RSS Destaques Geral

Unimed VTRP obtém nota máxima na mais importante auditoria dos planos de saúde no Brasil

Auditorio ficou lotado durante anuncio da nota final da Unimed VTRP (Foto: Divulgação)
Auditorio ficou lotado durante anuncio da nota final da Unimed VTRP (Foto: Divulgação)

A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) conquistou mais uma significativa marca na sua história. Após auditoria externa realizada em junho, a operadora recebeu a recertificação da Acreditação. Este selo foi concedido após avaliação realizada pela Agência Nacional de Saúde (ANS), através da empresa A4 Quality Services, que é credenciada ao órgão regulador. Além de cumprir todos os requisitos com o objetivo de oferecer serviços com excelência aos clientes, o resultado coloca a Unimed VTRP no topo, entre as melhores operadoras do país. A nota da auditoria atingiu 99,39 de 100 pontos possíveis. O número é muito representativo, 8,11 pontos acima do registrado em 2014, quando havia ficado em 91,28, Naquele momento, a Unimed VTRP já havia sido certificada em Nível I (o mais alto fornecido pela ANS), conquista repetida agora.

A avaliação foi realizada, presencialmente, por três auditores, entre os dias 6 e 7 de junho. Na reunião de encerramento, que conta com a participação de diretoria e colaboradores, após explicar a metodologia utilizada, a auditora e Diretora Geral da A4 Quality Services, Rosangela Catunda, decretou o veredito. “Vocês acabam de conquistar a mais alta nota entre as operadoras ‘Acreditadas’. A partir de agora, a Unimed VTRP é benchmarking para as concorrentes espalhadas pelo país. É um exemplo de gestão e de práticas no setor a ser seguido pelas demais”, afirma Rosangela, que é pós-doutora em Empreendedorismo e Benchmarking pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, onde reside atualmente.

Para o presidente da cooperativa, médico Aldo Pricladnitzki, é um momento histórico. “Este resultado mostra que estamos no caminho certo. Como organização, nossa Visão é estar entre as melhores cooperativas médicas em gestão da saúde. E esta pontuação reforça o nosso compromisso de oferecer serviços de qualidade aos nossos clientes”, comemora o presidente.

Vale ressaltar que a auditoria não ocorre apenas presencialmente. Nos meses que antecedem o processo, os auditores fazem ligações para testar os serviços oferecidos aos clientes, bem como análise de documentos e publicações disponibilizadas pela cooperativa, como o Relatório de Sustentabilidade, publicado anualmente. E todos estes itens foram elogiados, como reforça o vice-presidente da Cooperativa, médico Neori Gusson. “A Acreditação é a mais minuciosa avaliação das operadoras de saúde. Olha detalhadamente nossas ferramentas de gestão, sinalizando os pontos fortes e os pontos a melhorar. Tivemos mais uma prova que, muito além de cumprirmos as leis, estamos em um nível de excelência que é referência nacional”, salienta.

O processo, no todo, é muito técnico, mas é fácil de entender o tamanho da conquista. Conforme o Diretor de Operações da Unimed VTRP, médico Rogério Miguel Zingano, a Acreditação é uma avaliação externa, que garante seriedade e qualidade nos serviços prestados. “É como se fosse o selo de ISO que as indústrias e empresas buscam, só que completamente voltado para a área da saúde. As exigências são todas com base no que as operadoras devem oferecer e atender aos clientes. E estamos felizes e honrados de chegarmos a um nível tão alto”, resume.

Acreditada inicialmente em 2014, a Unimed VTRP foi a primeira operadora do Rio Grande do Sul e a quarta do país a receber o reconhecimento, que é concedido às empresas que cumprem um conjunto de exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Entenda a certificação
Para obter a Acreditação, uma operadora de planos de saúde deve atender a maior parte dos 147 requisitos elencados pela ANS na Resolução Normativa (RN) 277, que foi publicada em novembro de 2011 e, por enquanto, é de adesão voluntária. A maioria dos itens está focada no cliente, considerando sua satisfação, prevenção de doenças, promoção à saúde, disponibilidade de rede credenciada de serviços (médicos, hospitais, clínicas e laboratórios) e infraestrutura oferecida.

No país, cinco empresas foram homologadas pela ANS para realizarem as auditorias de Acreditação. Na Unimed VTRP, o processo foi conduzido por três profissionais da A4Quality Services, que em dois dias avaliaram de forma mais detalhada a cooperativa, através de entrevistas e análise de documentos.

Conforme a pontuação obtida, a Acreditação pode ocorrer no Nível I (90 a 100 pontos), II (80 a 89 pontos) e III (entre 70 e 79 pontos). A Unimed VTRP obteve a expressiva nota de 99,39 pontos e foi acreditada no mais alto nível no país, o que garante ainda um tempo maior de validade no selo, que tem legitimidade de quatro anos, com revisões anuais.

A empresa auditora
A A4Quality Services é uma empresa privada, dedicada a prestação de serviços de acreditação de Operadoras de Planos de Saúde especialmente interessadas em atender ao Programa de Acreditação da ANS e obter a certificação. Atualmente, é referência neste processo. Formada por profissionais renomados na área da qualidade, saúde e avaliação de empresas, a A4Quality tem parcerias com instituições de excelência em educação e auditoria no Brasil e no exterior. Além disso, os profissionais desenvolvem pesquisas e estudos de benchmarking, o que garante avaliações sempre atualizadas, alinhados com metodologias referendadas internacionalmente no setor da saúde.

Texto: Ascom Unimed VTRP