Economia Serviços Lajeado

Universitário recebe última reunião do projeto Prefeitura no Bairro

Dezenas de moradores do bairro Universitário reuniram-se na noite de terça-feira (10/09) para participar do projeto Prefeitura no Bairro. O encontro, realizado no ginásio da EMEF Universitário, as pessoas tiveram a oportunidade de ouvir sobre os projetos e obras que estão sendo realizados no município e falar de suas sugestões e demandas. O Universitário foi o último bairro a receber o projeto, que já passou por 25 bairros da cidade. Uma reunião de encerramento será realizada na Prefeitura no dia 24/09 para os moradores do bairro Centro e do Alto do Parque.

No encontro do bairro Universitário, a comunidade conversou pessoalmente com o prefeito Marcelo Caumo e com a vice-prefeita Gláucia Schumacher. Também participaram da reunião os secretários de Planejamento e Urbanismo, Rafael Zanatta, da Educação, Vera Plein, da Saúde, Cláudio Klein, do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, André Bücker, o coordenador de Obras e Serviços Públicos, Cassiano Jung, o coordenador de Limpeza Pública, Sérgio Feldens, a coordenadora executiva do projeto Pacto Lajeado Pela Paz, Beatriz Bigaton e o ouvidor do município, Gunther Meyer, além de técnicos.

Na reunião, o prefeito Marcelo Caumo fez a apresentação inicial sobre a Prefeitura de Lajeado, seus principais dados e números, projetos em andamento e obras que estão sendo feitas. Após, o secretário do Planejamento e Urbanismo, Rafael Zanatta, apresentou o projeto do novo Plano Diretor, detalhando a proposta que foi encaminhada para apreciação da Câmara de Vereadores e o que prevê para o bairro Universitário.

A comunidade pôde então falar das necessidades da região. Entre as principais demandas apresentadas, estavam dúvidas sobre o gargalo de trânsito na RS-130 (sobre o que o prefeito disse que já há tratativas com a EGR, empresa do Estado responsável pelo trecho), melhorias no trânsito na BR-386 (rodovia concedida à iniciativa privada que deverá iniciar obras em 2021 para qualificar acessos), pedido de quadra de esportes para jovens no bairro (sobre o que a associação de moradores mencionou que está reorganizando os horários do ginásio), melhorias no espaço de lazer e no campinho de futebol que funcionam junto ao ginásio (o prefeito Marcelo Caumo se comprometeu a encaminhar o pedido), melhorias no sistema de ônibus no bairro (sobre o que o prefeito explicou que a licitação do transporte público deverá qualificar o serviço), dúvidas sobre o Programa de Pavimentação Comunitária e seu financiamento (quando foi explicado que o programa divide os custos de pavimentação entre poder público e moradores), dúvidas sobre mudanças no Plano Diretor no bairro, maior fiscalização em pontos de barulho e movimentação nas ruas próximas à Univates e instalação de quebra-molas em ruas movimentadas.

Desde abril, todos os bairros de Lajeado receberam reuniões do projeto Prefeitura no Bairro. Foram realizadas reuniões no Campestre (23/04), Montanha (09/05), Imigrante (14/05), Bom Pastor (21/05), Igrejinha (23/05), São Bento (17/06), Carneiros (18/06), Santo André (24/06), Americano (25/06), Centenário (02/07), Conventos (04/07), Olarias (11/07), Jardim do Cedro (16/07), São Cristóvão (23/07), Hidráulica (25/07), Moinhos D´Água (1º/08), Santo Antônio (06/08), Das Nações (12/08), Morro 25 (13/08), Planalto (15/08), Floresta (20/08), Florestal (26/08), Conservas (02/09), Moinhos (03/09) e agora Universitário (10/09). No dia 24/09, será feita reunião conjunta dos bairros Centro e Alto do Parque, às 19h, no Salão de Eventos da Prefeitura de Lajeado (Rua Cel. Júlio May, 242, 2º andar).

O conteúdo da apresentação feita no bairro Universitário pode ser conferido acessando http://twixar.me/S5Y1

 

O projeto “Prefeitura no Bairro”

O projeto “Prefeitura no Bairro” tem o objetivo de aproximar as comunidades e a administração, prestar contas do que já foi realizado no município e ouvir os moradores de cada região sobre suas principais demandas. Para isso, foram realizadas dezenas de reuniões comunitárias em todos os bairros do município. As reuniões contaram com a presença do prefeito e de lideranças do município. Os encontros eram abertos a toda comunidade de cada região, bastando comparecer ao local no dia e hora marcados. Os dias, horários e locais das reuniões foram combinados com os presidentes das associações de bairro. Em caso de dúvidas ou informações, o contato é a Ouvidoria da Prefeitura: (51) 3982-1491 ou o e-mail ouvidoria@lajeado.rs.gov.br

 

 

Assessoria de Imprensa de Lajeado