Melhor Idade Saúde Lajeado

Usuários do CRAS e CREAS de Lajeado realizam curso de Técnicas para o Cuidado do Idoso

Usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas) de Lajeado, receberam na tarde de segunda-feira (15/07), os certificados de conclusão do curso que realizaram no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) de Lajeado. A cerimônia aconteceu na unidade do SENAC de Lajeado e contou com a presença da sua diretora, Etiene Azambuja, da titular da Sthas, Céci Maria Gerlach, e das coordenadoras dos CRAS do bairro Centro, Fátima Luciane Machado e do bairro Planalto, Kelly Oliveira da Silveira.

Uma parceria entre a secretaria e o SENAC oportunizou que 20 usuários do CRAS – Espaço de Todos Nós, CRAS – Espaço de Cidadania, e CREAS realizassem o Curso de Técnicas Básicas para o Cuidado do Idoso, com o objetivo de preparar o grupo para o mercado de trabalho. Destes, cinco não conseguiram manter a frequência mínima e desistiram, e outros 15 concluíram o curso e receberam seus certificados.

Uma das participantes foi Ionara de Oliveira Camargo, 40 anos. “Gostei muito de fazer o curso. Aprendi sobre a lei do idoso, da forma que devemos cuidar e como temos que mudar. Em primeiro lugar, devemos ter paciência e carinho com os idosos. É um trabalho que gosto de fazer e me identifico muito com essa profissão”, contou Ionara.

Ministrado pela professora Fabiana Cristina Nunes, o curso teve 40 horas/aula, com início em 25/06. Durante este período, os participantes aprenderam técnicas para o cuidado com o idoso, aspectos do envelhecimento, legislação do idoso, primeiros socorros, doenças e farmacologia.

Tamires Sabrina Henz, 23 anos, que já tinha experiência na área, hoje comemora a conquista. “Estou muito feliz em ter me formado, é uma conquista. Já tenho dois anos de experiência pois cuidei do meu pai. O que me faltava era ter um certificado, o que é exigido no mercado de trabalho. Sou grata pela oportunidade, e espero que agora possam surgir novas oportunidades”, ressaltou Tamires.

A previsão para o segundo semestre de 2019 é realizar novos cursos com prioridade para famílias acompanhadas pelos CRAS, CREAS e beneficiários do Programa de Transferência de Renda Bolsa Família.

 

Texto e foto: Pietra Darde
Assessoria de Imprensa de Lajeado