Saúde Estrela

Vacinação contra a gripe atinge 82% da meta em Estrela

Média no município e na maior parte do País ainda é abaixo do esperado para alguns grupos. Campanha deve ser prorrogada

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (Influenza), iniciada em 10 de abril, chega à sua última semana. Encerra-se na sexta-feira (31) o prazo para que as pessoas dos considerados grupos prioritários busquem as Unidades Básicas de Saúde de Estrela para realizarem a vacina. Procura pela imunização ainda é abaixo da meta para alguns grupos, mas acima da média para outros. Expectativa é que números melhorem nos últimos dias. Orientações quanto a prorrogação ou abertura da vacina para demais grupos ainda não foram passadas oficialmente pelo Ministério da Saúde, mas ao menos a concessão de um maior prazo deve ocorrer conforme já noticiou a Agência Brasil, vinculada ao Governo Federal. Em alguns estados, como o Rio de Janeiro, já foi anunciada.

A campanha pretende imunizar 58 milhões de pessoas (90% das 59,4 milhões de pessoas do público-alvo) em todo o País. Até a última segunda-feira (27) chegou a 42,5 milhões de vacinados, ou a 71,6% do previsto. Estrela dispõe de 10.120 doses. Destas, 8.325 já foram aplicadas, 82% do total. Desde o dia 22 de abril a campanha está na sua segunda etapa. O grupo prioritário, antes restrito às gestantes e crianças entre seis meses e menores de seis anos, incluiu agora idosos, mulheres puérperas (no período até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, povos indígenas, professores, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais. Em Estrela, grupos como das mulheres puérperas (117%), professores (107%) e trabalhadores da saúde (101%) estão acima da média. Os menores índices seguem entre crianças (73%) e gestantes (77%).

Segundo a Vigilância Epidemiológica do município, o próprio “Dia D da vacinação” e outros momentos, como quando começou o período, tiveram procura menor por parte da população do que em outros anos. E principalmente nos dois grupos de menor índice. “O frio está chegando, e seria muito importante que as pessoas que ainda não se vacinaram, principalmente as crianças e gestantes, se imunizem”, destaca a coordenadora do setor, Carmen Hentschke. “Não esperem pela prorrogação, até porque não temos datas oficiais. Levem em consideração a quantidades de pessoas que não estão nos grupos prioritários e adorariam ser vacinadas.” O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, citou o RS em entrevista. “Estados que tradicionalmente vacinam bem, a frente fria demorou muito para entrar. Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que sempre foram excelentes nas campanhas, esse ano atrasou o frio e os números ainda não são os esperados.”

 

Onde e quando

A Secretaria Municipal de Saúde de Estrela realiza a vacinação de segunda a sexta-feira, em oito pontos fixos. Para a vacinação é necessária a apresentação de alguns documentos. Crianças devem contar com a caderneta de vacinação; grávidas com a carteira de gestante, e os demais algum documento de identificação. Doentes crônicos devem levar receita ou exame que comprove sua doença. Em 15 datas específicas a mobilização estrelense teve como foco a vacinação de idosos. Para tanto foi utilizada a Unidade Móvel, que foi até as localidades onde ocorrem os encontros do Grupo de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense (Gracie). Todas foram realizadas. A unidade também esteve presente no Baile dos Idosos do Gracie (Maifest), realizado no último dia 20, e entre as pessoas da Terceira Idade, em Estrela, o índice chega aos 90%.

Locais e horários de vacinação

Unidade de Saúde Bairro Horário
CAMI – Centro de Atendimento Materno Infantil Alto da Bronze 8h às 11h30min e 13h às 17h
ESF Moinhos Moinhos 9h às 11h30min e 13h30min às 15h30min
ESF Imigrantes Imigrantes 9h às 11h30min e 13h às 14h30min
ESF Indústrias Indústrias 9h às 12h e 13h às 14h30min
UBS Boa União Boa União 8h às 14h
UBS Central Oriental – (Rua Coronel Brito) 7h às 19h
UBS Auxiliadora Auxiliadora 7h30min às 13h30min
Unidade Móvel Interior Durante o horário de atendimento da Unidade
CAPS Centro Quintas e sextas-feiras, das 8h às 13h

 

 

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: André Silva
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela