Melhor Idade Saúde Bom Retiro do Sul

Vacinação contra a influenza para idosos inicia dia 23 de março

Vacinação contra a influenza inicia dia 23 de março

A Secretaria de Saúde de Bom Retiro do Sul informa a população, que inicia na segunda-feira, 23 de março, a campanha nacional de vacinação contra a gripe, do Ministério da Saúde. A imunização será feita em três etapas destinadas a grupos prioritários considerados mais vulneráveis aos vírus que causam a gripe (Influenza A-H1N1, Influenza A-H3N2 e Influenza B).

Idosos e trabalhadores em saúde são os primeiros grupos a serem vacinados, a partir de 23 de março. O segundo grupo, a partir de 16 de abril, é formado por professores de escolas públicas e privadas em atuação, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Na terceira fase, a partir de 9 de maio, mesma data do Dia D de mobilização, começa a vacinação de crianças com idade entre seis meses e seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

 

Horários de vacinação em Bom Retiro do Sul

 

No município, a Secretaria da saúde, em função das medidas preventivas de prevenção ao coronavírus, e para evitar aglomerações, estipulou horários diferenciados e critérios de segurança para aplicação das doses.

A vacinação contra a influenza será feita na Unidade Básica do Centro e no posto do Bairro São Francisco, das 7h45 às 11h45 e das 13h às 15h45. Os grupos receberão uma senha na porta das unidades e deverão aguardar do lado de fora o chamado.

Os idosos e acamados das áreas sem a cobertura de agentes de saúde, poderão agendar a vacina em suas residências. O telefone para agendamento é o 3766-1640. Os que recebem a visita das agentes comunitárias de saúde podem aguardar a visita ou entrar em contato com elas para orientação.

Conforme o Ministério da Saúde, a vacina que combate a influenza não previne contra o novo vírus. No entanto, com a campanha, pretende-se proteger a população contra a influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde. Os sintomas da gripe são semelhantes aos provocados pelo coronavírus, e o objetivo da antecipação do calendário de vacinação é reduzir a carga da circulação de influenza na população.

 

 

Assessoria de Imprensa de Bom Retiro do Sul – Foto: Fernando Dias