Saúde RSS Colinas

Vacinação contra HPV é ampliada para pessoas entre 15 e 26 anos

LOGOS FOTOS SITE-05A vacinação contra o HPV (Papiloma vírus humano) foi ampliada e liberada para pessoas entre 15 e 26 anos em todo o Brasil. População dessa faixa etária, de ambos os sexos, pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) até setembro.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a ampliação da faixa etária da vacinação contra o HPV é temporária e só enquanto durarem os estoques. O esquema vacinal para essa faixa etária consiste em três doses, sendo a segunda realizada com dois meses após a primeira e a terceira no sexto mês. A rotina de uso desta vacina nos grupos prioritários (meninas 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos) continua intensificada e com vacinação nas escolas da rede municipal e estadual da cidade.

A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, pênis, orofaringe e ânus. A ampliação foi autorizada pelo Ministério da Saúde e ocorreu porque as coberturas vacinais continuam muito abaixo da meta. A vacinação ainda ocorre para homens e mulheres de 9 a 26 anos, vivendo com HIV/Aids.

Texto: Ascom Colinas