Vacinas Destaques Forquetinha

Vacinação da Covid alcança 50,3% da população

Ao todo o município já aplicou 1.814 doses. Pessoas com 40 anos ou mais estão sendo imunizadas

A Secretaria Municipal de Saúde, Habitação e Assistência Social chegou a marca de 50,3% da população imunizada com a primeira dose contra o vírus da Covid-19.

Conforme a enfermeira responsável pela coordenação do processo vacinal, Maitícia Noll, até o momento o município já aplicou 1.814 doses, sendo 1.218 a primeira dose e 586 a segunda. “Pelos menos 24,6% da população total já está vacinada com as duas doses.”

Com isso, a cidade configura, conforme levantamento da Secretaria Estadual de Saúde, como a 27ª que mais aplicou vacinas em todo Rio Grande do Sul. No Vale do Taquari, ocupa a quinta colocação.

Entre os que aplicou a primeira dose da vacina esta semana está Celio Arend, 42 anos. “Tomará que ela faça o efeito que dizem e ajude a prevenir”, resumiu. Na última semana foi dado início também à vacinação da classe industrial. Nos próximos dias será feito contato com as demais empresas para agendamento das doses aos funcionários.

A secretaria segue a vacinação para pessoas com 40 anos ou mais a partir de segunda-feira, dia 5.  Lembrando que pessoas dos grupos prioritários ou pessoas acima de 18 com alguma comorbidade que ainda não foram vacinadas também podem se vacinar, é só vir até o Posto de Saúde.

Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo telefone (51) 3613-2328 (WhatsApp).

Intervalo

A recomendação é manter um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas da gripe e da Covid-19. Deve-se priorizar a vacinação contra a Covid. Se a pessoa apresentar sinais de infecção por Covid, adiar a vacinação até a recuperação clínica total e, pelo menos, quatro semanas após o início dos sintomas.

Fique atento

Coronavac – possui intervalo de 14 até 28 dias;

AstraZeneca possui intervalo de até 12 semanas;

Pfizer possui intervalo de até 12 semanas;

Jansen – dose única.