Saúde Mato Leitão

Vacinação da Gripe A partir da quarta-feira, 10

Vacinação contra a gripe inicia dia 10

A campanha anual de vacinação contra a gripe começa na próxima quarta-feira, dia 10 de abril, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central. Até dia 22, a prioridade será para as gestantes e crianças. É importante apresentar carteira de vacinas para atualização.

Em Mato Leitão, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar mais de 1,4 mil pessoas dos seis grupos prioritários. O Dia D da campanha será o sábado, 4 de maio, com atendimento entre 8h e 17h, sem fechar ao meio-dia.

A partir de 22 de abril, pessoas acima dos 60 anos, doentes crônicos e professores também podem receber a dose na UBS Central. A vacina protege contra três tipos de vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A dose deste ano foi atualizada com subtipos diferentes nas cepas H3N2 e B, por isso deve ser repetida mesmo por quem já se protegeu na temporada passada.

A imunização leva em torno de 15 dias para gerar proteção ao organismo, por isso a importância de se vacinar no período da campanha, antes da chegada do inverno, época do ano de maior circulação da doença.

 

GRUPOS PRIORITÁRIOS

– crianças de 6 meses a 6 anos incompletos

– gestantes e após o parto (até 45 dias)

– trabalhadores Saúde e Educação

– idosos (maiores de 60 anos)

– portadores de doenças crônicas: respiratórias crônicas (pulmão); cardíacas crônicas (coração); renal crônica (rim); hepática crônica (fígado); neurológica crônica (sistema nervoso); diabetes; hipertensão; imunossupressão (doenças ou tratamentos que baixam a imunidade); obesidade mórbida (grau III); transplantados; portadores de trissomias (síndrome de Down, Klinefelter, outras síndromes genéticas). Obs: é preciso apresentar a receita ou exame que comprove o uso de medicamentos ou o diagnóstico.

 

ATENÇÃO

Tendo em vista a campanha, a Secretaria de Saúde não realizará neste mês o atendimento estendido na Sala de Vacinas.

 

META

– 1.485 pessoas

– crianças: 215

– trabalhadores da Saúde: 75

– gestantes/puérperas: 30

– idosos (mais 60 anos): 625

– pessoas doenças crônicas: 440

– professores/trabalhadores Educação:100

 

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Mato Leitão