Saúde Estrela

Vacinação da Tríplice Viral passa para três dias da semana

Vacinações podem ser feitas nas segundas, quartas e sextas-feiras, na UBS Central

Combate ao Sarampo e outras doenças ganha novas orientações para imunização de bebês de 6 a 11 meses

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Estrela adotará, a partir desta sexta-feira (06), as novas orientações do Ministério da Saúde para a aplicação da vacina da Tríplice Viral. A campanha de combate ao Sarampo, e paralelamente de prevenção da Caxumba e Rubéola, é focada em bebês de 6 a 11 meses. A vacinação passará a ocorrer em três dias da semana: segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 19h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, na Rua Coronel Brito, nº 1.058, Bairro Oriental.

Tendo em vista o significativo aumento dos casos de Sarampo em alguns estados do País, o Ministério da Saúde passou a incentivar mais cedo a vacina da Tríplice Viral, que além do Sarampo previne a Caxumba e Rubéola. Antes permitida para crianças de 1 um ano, agora pode ser aplicada em bebês de 6 meses até 11 meses de idade. Inicialmente, atendendo a uma primeira norma federal, nas duas últimas semanas a secretaria de Estrela ampliou para todos os dias a vacinação. Contudo, agora de acordo com as novas orientações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), responsável pela campanha nacional e distribuição dos frascos, os dias serão diminuídos. Essa medida é para evitar desperdício das doses (melhor utilização dos frascos diários abertos) e garantir a vacina para mais crianças e por maior período.

Outra medida já tomada é da ampliação dos dias de vacinação contra Febre Amarela, que precisa ser feita ao menos uma vez na vida. Antes realizada unicamente às quartas-feiras, já está sendo aplicada igualmente nas segundas, quartas e sextas-feiras, na UBS Central, das 7h às 19h. Doença infecciosa causada por um vírus transmitido pela picada dos mosquitos infectados, pede-se então uma atenção especial aos moradores das áreas rurais, onde o risco para a doença sempre é maior. Em todos os casos para esta e outras imunizações é solicitada a específica carteira de vacinação. Mais informações na SMS de Estrela pelos telefones 3981-1115 ou 3981-1118.

 

 

Texto: Rodrigo Angeli
Foto: Arquivo/Prefeitura de Estrela
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela