Vacinação Destaques Estrela

Vacinação: meta em Estrela é alcançar 85% nesta quarta

Município realiza sessão inédita de vacinação, a primeira para pessoas com 18 anos ou mais, idade mínima permitida em todo o País. Etapa de antecipação anteriormente agendada para a mesma data já foi adiada

É com grande expectativa que o Governo de Estrela aguarda a etapa desta quarta-feira (18) de imunização contra a Covid 19. Será mais uma destinada à aplicação da primeira dose (D1) ao público em geral, mas então em nova faixa etária: 18 anos ou mais. Caso a procura seja parecida à da última sexta-feira (13), quando mais de mil pessoas com 20 anos ou mais procuraram receber a vacina no Parque Princesa do Vale, Estrela alcançará a marca de 85% da população habilitada com a D1. Secretaria Municipal da Saúde alerta para o adiamento da etapa de antecipação da segunda dose (D2) que estava programada para esta mesma data, pois a mesma foi adiada.

Números

Estrela já alcançou o total de 21.938 cidadãos com a D1, ou mais de 81% do público-alvo, hoje estimado em 26,9 mil pessoas com 18 anos ou mais, incluindo os adolescentes entre 12 e 17 anos que possuem comorbidades. E ao todo já são 10.782 pessoas imunizadas por completo ou dose única, ou cerca de 40% do público-alvo. Caso ao menos mil pessoas compareçam ao Parque nesta quarta-feira, alcançará 85%, média já tida como excelente e que não se descarta ser ainda maior, considerando que muitos estrelenses podem ter conseguindo a imunização em algum outro município por critérios como trabalho. Depois, Estrela aguardará orientações do Governo Federal quanto a possível vacinação de pessoas menores de idade.

De acordo com a Secretaria da Saúde de Estrela, futura nova data deve ser realizada para o público em geral, com objetivo de dar nova oportunidade a quem não puder comparecer já nesta quarta e àqueles de mais idade que ainda, por diversos motivos, não buscaram tomar a primeira dose. “Temos que considerar aqueles que não vão, de maneira alguma, buscar a vacina como meio de proteção por questões pessoais. Ainda temos os com mais idade que não compreenderam que podem buscar a imunização, mesmo não sendo mais sua faixa etária, e os que residem em Estrela mas que, por algum motivo, conseguiram a vacina em algum outro município e estão nos dados destes”, destaca a enfermeira-chefe da campanha em Estrela, Ana Carolina Lopes. Para o secretário da Saúde Celso Kaplan, já há muito o que se comemorar. “Por isso tudo é difícil quantificar precisamente. Claro que nossa meta é 100%, mas isso sabemos que é praticamente impossível. Se chegarmos perto dos 85% nesta quarta e depois aos poucos melhorarmos o índice geral, temos que festejar. Claro que não podemos esquecer da segunda dose”, ressalta.

Detalhes

A etapa seguirá os mesmos modelos das demais abertas ao público em geral, iniciando às 8h e se estendendo até as 12h. Quem estiver na fila até horário, seja na de carro do drive thru ou a pé, será vacinado. Pessoas com comorbidades, inclusive os adolescentes entre 12 e 17 anos; gestantes; puérperas; lactantes e outros grupos prioritários podem comparecer também. Entre as exigências aos presentes está o uso de máscaras, a posse de documento oficial e comprovante de residência. Caso resida com a família e não possua comprovante em seu nome, a carteira do SUS ou documento que permita a ligação familiar serão igualmente aceitos. A arrecadação de roupas e alimentos por voluntários do Lions segue sendo executada.

Antecipação

Estrela finalizou na última semana o cronograma de Antecipação da D2, mas de acordo com um agendamento estabelecido ainda no mês passado, haveria mais uma etapa nesta quarta-feira, abrangendo aqueles que completariam a imunização nos dias 31/08 e 01/09. Contudo, esta foi adiada e a partir de agora, e destas respectivas datas, as etapas da D2 devem seguir o cronograma normal que consta na caderneta de vacina e que respeita 12 semanas de intervalo. Quem perdeu a sua sessão deve procurar a Secretaria da Saúde. Mais informações pelo Whats 99127-9045.