Vacina Destaques Estrela

Vacinação: nova oportunidade para quem tem 18 anos ou mais

Um mutirão neste sábado (28), no Parque Princesa do Vale, pretende aumentar o número de vacinados. Outro mutirão realizado nesta sexta-feira (27) colocou em dia a imunização dos atrasados com a segunda dose

O Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal da Saúde, programa para este sábado (28) um grande mutirão de vacinação contra a Covid. O mesmo, agendado para o Parque Princesa do Vale, será o segundo aberto ao público em geral com 18 anos ou mais, também grupos prioritários e outros. Não se descarta que possa vir a ser a maior etapa já realizada desde o início da campanha. Outras atividades serão realizadas no local. Nesta sexta-feira (27) uma sessão buscou deixar em dia a imunização de mais alguns estrelenses.

O mutirão deste sábado ocorrerá, como de costume quando é esperado um grande número de pessoas, no Parque Princesa do Vale. O horário desta vez será um pouco diferente: das 10h às 17h, sem paralisação ao meio-dia, a fim de dar oportunidade a quem trabalha também na parte da manhã ou só terá intervalo na hora do almoço. Haverá imunização via drive thru e a pé. De acordo com a secretaria, não há como prever a presença de público, pois muitas das pessoas já podem ter buscado a imunização em outras etapas, mas a expectativa é que o número seja maior que o da semana passada, quando ocorreu a primeira oportunidade para esta faixa etária, e foram aplicadas mais de 700 doses, mas a chuva e o horário impediram maior presença. Ao todo, Estrela já alcançou o total de 22.761 cidadãos com a D1, ou praticamente 85% do público-alvo, hoje estimado em 26,9 mil pessoas com 18 anos ou mais, incluindo os adolescentes entre 12 e 17 anos que possuem comorbidades.

Ações

O Lions, parceiro de toda a campanha, seguirá com a arrecadação de alimentos. E a Secretaria Especial de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) também estará no local. Irá oportunizar a Feira de Doação de Roupas, do Varal Solidário. Quem precisar de roupas ou agasalhos está convidado comparecer. Já o Departamento do Trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade é outro que estará com um guichê no local. Através deste, de forma independente atenderá pessoas que desejem auxílio na confecção de currículos e oferecerá vagas de empregos no município e região que estão disponíveis no cadastro do setor.

Atrasados

A etapa desta sexta-feira (27) foi realizada na Unidade Básica de Saúde Central – Posto Central, no Bairro Oriental, na parte da manhã, e recebeu movimentação de pessoas de todas as idades e períodos. Casos como o de Rosália Giovanella (50), que fez a primeira dose em maio e só agora foi completar a imunização. “Quando chegou a minha vez de fazer a segunda dose estava gripada. Por orientações resolvi não fazer a vacina naquela ocasião, mas estou aqui hoje, graças a Deus”, disse. Márcio Eichstat foi outro que compareceu. “Perdi a minha etapa de antecipação. Depois não sabia quando podia vir. Agora vi essa etapa especial, não deixei de aproveitar, e como diabético me sinto bem mais seguro hoje”, garantiu.

Ao todo foram 128 pessoas que compareceram, mesmo número da outra etapa que teve o mesmo propósito. De acordo a equipe de Saúde, momentaneamente não serão mais realizadas etapas de antecipação. Quem ainda tem a D2 por fazer deve respeitar a data que consta na carteira de vacinação cedida na época da D1. E serão muitas as etapas normais da D2 que estão por ocorrer nos próximos dias (31/08; 01/09; 02/09; 04/09; 06/09; 08/09 e outras na sequência), o que deve fazer o número de imunizados por completo crescer consideravelmente. Com estas respectivas etapas, a Saúde pretende alcançar os 45% da população imunizada com a dose complementar ou única. Até então são 11.204 pessoas neste patamar, ou 41% do total. Mais informações pelo Whats 99127-9045.

Texto: Rodrigo Angeli

Fotos: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela