Saúde RSS Lajeado

Vacinação para adolescentes contra meningite C e HPV será dia 29

LOGOS FOTOS SITE-05A Secretaria de Saúde (SESA) promove no dia 29 de abril (sábado) o Dia D do Adolescente com a vacinação contra Meningite C e HPV. As vacinas já são realizadas diariamente nas Unidades de Saúde do município, mas receberão um dia especial no calendário de vacinação básico para aqueles jovens que não têm disponibilidade de se dirigir até a unidade por motivos de horários durante a semana.

A vacina meningocócica C é disponibilizada para adolescentes de 12 e 13 anos de idade. Ela tem como objetivo reduzir o número de portadores da bactéria causadora da meningite e permite que a proteção gerada seja prolongada até a idade adulta.

A vacina HPV quadrivalente, que também é disponibilizada nas Unidades de Saúde, é destinada a meninas de 9 a 14 anos e meninos de 12 e 13 anos. Esta vacina previne o câncer de colo de útero e pênis, lesões anogenitais pré-cancerosas e verrugas genitais.

A SESA pretente atingir uma cobertura vacinal satisfatória e, consequentemente, controlar as doenças. No dia 29 de maio as Unidades de Saúde do Centro, Montanha, São Cristovão e Olarias, estarão abertas das 08h às 17h para realizar estas e outras vacinas do Calendário do Adolescente. No momento da vacinação, os adolescentes devem apresentar a carteira de vacinas.

Dúvidas ou esclarecimentos podem ser realizados com a Vigilância Epidemiológica pelo fone 3982 1113 ou com a Central de Vacinas pelo fone 3982 1276.

Texto: Ascom Lajeado