Saúde Destaques Estrela

Vacinação segue e na sexta-feira para 20 anos ou mais

Imunização em Estrela teve nova etapa nesta quarta-feira (11), agenda outra para esta quinta (12) e confirma mais uma para o público em geral na sexta (13), esta em nova faixa etária
A série semanal de etapas de vacinação contra a Covid 19 em Estrela segue em forte ritmo. A programação, que iniciou na terça-feira (10) com sessão para a aplicação da primeira dose (D1) ao público em geral, teve sequência nesta quarta-feira (11), então visando a antecipação da segunda dose (D2) para novo grupo, aumentando o índice da população estrelense imunizada por completo. Nesta quinta (12) agenda o atendimento ao grupo especial de gestantes, lactantes e puérperas que estão em atraso com a D2; e na sexta (13) realizará nova ação para a população em geral, mas agora com idade limite ainda inferior: 20 anos ou mais.
Antecipação
Nesta quarta-feira (11), a etapa de antecipação da D2 visou o complemento da imunização aos vacinados com o imunizante da AstraZeneca no dia 01/06 e que só iriam fechar o ciclo dia 24/08. A sessão no Parque Princesa do Vale recebeu 240 pessoas, que agora somam-se às 10.763 imunizadas por completo, ou cerca de 40% do público-alvo.
Gestantes, puérperas e lactantes
Nesta quinta-feira (12), a etapa visará a D2 para todas gestantes, lactantes e puérperas vacinadas com o imunizante da AstraZeneca e que já estão em atraso. Isto ocorrerá a partir da Intercambialidade de imunizantes permitida agora pelo Ministério da Saúde a estes grupos, o que possibilita a D2 de uma outra variedade de vacina. A etapa ocorrerá na UBS Central, das 8h às 11h.
20 anos ou mais
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou a faixa etária limite da nova etapa aberta ao público em geral, agendada para sexta-feira (13). Depois de no sábado (07) vacinar pessoas acima dos 28 anos, e na terça (10) a partir dos 24, agora reduzirá a idade para os 20 anos ou mais. A etapa ocorrerá também no Parque Princesa do Vale, das 8h às 12h, nos modelos drive thru e pedestres. Entre as exigências aos presentes está o uso de máscaras, a posse de documento oficial e comprovante de residência. A arrecadação de roupas e alimentos por voluntários do Lions segue sendo executada. No total, o município soma agora 20.904 vacinados com a D1, o que significa 77% do público-alvo atual (26,9 mil).
Sala de vacinas
Como a etapa desta sexta-feira (13) deverá ser uma das maiores realizadas até então, e a data ser dia de lançamento de dados no sistema da campanha, o que precisa ser feito para confirmar o recebimento de novos lotes, a Sala de Vacinas da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central – Posto Central terá seu horário alterado. Excepcionalmente nesta data, funcionará das 15h às 19h.