Artigos - Turismo

“Vale do Taquari, uma terra de muitas riquezas” este é o artigo da turismóloga Lizeli Bergamaschi

lizeli-bergamaschi-bacharel-em-turismo-turismologa
Lizeli Bergamaschi (Foto: Divulgação)

O comportamento do consumidor de turismo vem mudando e, com isso, surgem novas motivações de viagens e expectativas que precisam ser atendidas. Os turistas exigem, cada vez mais, roteiros turísticos que se adaptem às suas necessidades, sua situação pessoal, seus desejos e preferências. Baseado nesse contexto, a busca por novos destinos é constante, e é aí que estamos conquistando o mercado. Os consumidores já estão saturados dos mesmos lugares, querem novas opções de produtos turísticos.

O Vale do Taquari, uma terra de muitas riquezas, é considerado o terceiro vale mais fértil do mundo. É a região onde se concentra a maior complexidade econômica do Rio Grande do Sul, desde as produções acadêmicas, passando pela agroindústria familiar, até os grandes complexos industriais como os de alimentos, metalúrgica, calçados, móveis e têxteis. O destaque fica para as grandes indústrias processadoras de alimentos de suínos, frango e leite destinados ao mercado nacional e exportação gerando turismo também no segmento de negócios.

A região é formada por 38 municípios e conta hoje com dez roteiros turísticos que viajam pelas lembranças do passado até as riquezas atuais: o Roteiro Delícias da Colônia, a Rota Germânica, a Rota da Erva-Mate, o Caminho dos Moinhos, o Roteiro Caminhos da Forqueta, o Tour Lajeado, o Roteiro Taquari Açoriana, o Roteiro Encantado, a Rota Turística Trilhas e Memórias e o Caminho das Cascatas. Futuramente a região proporcionará um passeio pela Ferrovia do Trigo que compreende o trecho de Estrela a Guaporé, passando por diversos túneis e viadutos, em um veículo denominado Litorina.

A Região do Vale do Taquari recebe milhares de visitantes dos municípios que fazem parte da região, bem como de outras regiões do Estado, como Serra Gaúcha, Região Metropolitana, entre outras. Também recebe grupos de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e até mesmo de outros países (Alemanha, Itália, Estados Unidos), isso faz com que permanecemos trabalhando em prol do desenvolvimento turístico da região.

Já possuímos algumas Agências de Viagens que comercializam os nossos produtos que são as Rotas, Roteiros e os eventos, porém ainda precisamos ter mais Agências interessadas na região. Nesse contexto a nossa missão é promover e divulgar o turismo do Vale do Taquari para as operadoras de turismo, agentes de viagens, jornalistas e visitantes constantemente, para estar entre os três principais destinos turísticos do Rio Grande do Sul, sendo reconhecido pelo acolhimento, hospitalidade e diversidade étnica e cultural.

Volto nos próximos dias com mais informações e dicas de Turismo no Vale do Taquari!!!
Desejo a todos um ótimo final de semana!!! Abraços
Lizeli Bergamaschi – Bacharel em Turismo – Turismóloga