Vale do Taquari RS Destaques Turismo

Vale está entre as experiências mais acessadas do Viva o RS

Viaduto 13 é um dos pontos de visitação que atrai público ao Vale do Taquari – Marcio Souza/arquivo

O site, que estimula o turismo local, já teve mais de 11 mil visitas nos roteiros que oferecem passeios para dez regiões gaúchas

 Em menos de um mês desde o seu lançamento, em 20 de setembro, a plataforma Viva o RS (www.vivaors.com.br) já teve mais de 11 mil visitas. De acordo com a coordenadora de Turismo do Sebrae RS, Amanda Bonotto Paim, mais de 500 pedidos de compras de pacotes foram registrados, o que demonstra o interesse despertado pelas cerca de 130 opções de passeios e roteiros por regiões do Rio Grande do Sul.

Entre as experiências mais acessadas estão os roteiros do Vale do Taquari, como o Rota 4×4 Entre Túneis e Viadutos. Percorre Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa e Muçum, visitando seus pontos turísticos, como o Cristo Redentor, Gruta do Seminário, propriedades rurais, Viaduto Mula Preta, Viaduto Pesseguinho, mirante Ferradura do Rio Guaporé, Viaduto Dois Lajeados, Túnel abandonado, Viaduto mais alto das Américas, o V13, cachoeira V13, e a princesa das pontes Broxado da Rocha em Muçum.

Também teve destaque o Vale do Paranhana, cujo pacote inclui a visitação ao Moinho Sohne, localizado no município de Rolante, em atividade desde 1888 e um dos únicos moinhos de pedra ainda em funcionamento no Estado, além de degustação em cantinas e vistas a cascatas da região, entre outras atrações. Na Costa Doce Gaúcha, um roteiro muito procurado é o que oferece a experiência de um piquenique na Charqueada Boa Vista, em Pelotas.

Trilhas

Os aventureiros têm se encantado com as trilhas de bike no Itaimbezinho, em Cambará do Sul, nos Campos de Cima da Serra, e os que gostam de vivenciar momentos diferentes ficam impressionadas com as Wild Cabins do Morro do Vento, em Picada Café, na região das Hortênsias. São cabanas rústicas no melhor estilo canadense, mas com conforto em meio à natureza. Na região das Missões, o que chama a atenção é o roteiro que leva a uma aldeia indígena, enquanto na Campanha desponta o pacote Enoturismo: raízes e frutos para quem deseja contemplar a paisagem única do Pampa e degustar a gastronomia típica da fronteira, harmonizada com os melhores vinhos e azeites da região.

Os apreciadores das cervejas artesanais estão procurando o pacote do Vale Germânico, que tem uma visitação à fábrica da cervejaria Adoma acompanhada por um guia para apresentação dos ingredientes utilizados e do processo de fabricação de cervejas artesanais. Os caminhos rurais de Porto Alegre também estão despertando a curiosidade de quem quer fazer passeios diferentes pelo Estado e descobrir os encantos.

Esta é a proposta da plataforma Viva o RS, valorizar o turismo local e oferecer opções seguras neste momento de retomada de planos de viagens. São opções de passeios e roteiros divididos em 11 regiões: Campos de Cima da Serra, Costa Doce, Hortênsias, Fronteira, Pampa Gaúcho, Porto Alegre, Rota Missões, Uva e Vinho, Vale do Taquari, Vale Germânico e Litoral. O projeto tem apoio do Sebrae RS, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo e do comitê de retomada do turismo.

 

Confira as dez experiências mais acessadas e procuradas:

Vale do Paranhana: https://www.vivaors.com.br/pacotes-de-viagem/roteiro-galapagos-tour

Uva e Vinho: https://www.vivaors.com.br/experiencias/edredom-nos-parreirais

Vale do Taquari: https://www.vivaors.com.br/pacotes-de-viagem/rota-4×4-entre-tuneis-e-viadutos-vale-do-taquari

Vale Germânico: https://www.vivaors.com.br/experiencias/tour-cervejeiro-adoma

Costa Doce Gaúcha: https://www.vivaors.com.br/experiencias/experiencia-charqueada-boa-vista-em-Pelotas

Porto Alegre: https://www.vivaors.com.br/experiencias/caminhos-rurais-de-porto-alegre

Missões: https://www.vivaors.com.br/experiencias/aldeia-indigena-tekoa-koenju

Campanha: https://www.vivaors.com.br/pacotes-de-viagem/enoturismo-raizes-e-frutos-da-campanha-gaucha

Campos de Cima da Serra: https://www.vivaors.com.br/experiencias/trilha-de-bike-do-itaimbezinho-de-cambara-do-sul

Hortênsias: https://www.vivaors.com.br/experiencias/hospedagem-nas-wild-cabins

 

FONTE: INFORMATIVO