Encantado Eventos Destaques

Vem aí o Canto da Lagoa Recordações

Evento on-line promete trazer nomes que fizeram história nas demais edições

O consagrado Canto da Lagoa, maior festival musical de Encantado, volta a ser realizado no próximo dia 10 de setembro, a partir das 20h. Assim como em 2020, a edição será virtual.

As apresentações serão transmitidas diretamente do Parque João Batista Marchese, através do Facebook e do Youtube do Canto da Lagoa.

A proposta desta edição é recordar, através das apresentações, músicas já apresentadas ao longo dos eventos dos últimos 16 anos. Serão dezesseis músicas, selecionadas entre mais de duzentas. “São canções que, de uma forma ou outra, marcaram a vida de quem acompanha o nosso festival e que agora poderão ser relembradas através de uma performance ao vivo”, explica o Diretor Musical do evento, Fernando Graciola.

Além das faixas já selecionadas, o público poderá escolher, através de votação, outras três canções que também serão apresentadas na live. O Diretor explica que o Canto da Lagoa possui um acervo valioso que permite ampla exploração. “Grandes nomes da Música Brasileira passaram por aqui. A ideia de resgatar uma composição de cada edição foi justamente com o intuito de evidenciar toda essa variedade”, complementa.

Os intérpretes foram escolhidos através de uma comissão, que priorizou a participação de artistas Encantadenses, profissionais ou não, do meio musical. Já os músicos que farão parte da banda de apoio foram escolhidos pela Direção Musical do evento.

História

O Canto da Lagoa começou como uma integração entre um grupo de amigos que se encontravam com frequência para tocar e cantar à beira da Lagoa da Garibaldi, nos finais de semana. Em 1991, Adroaldo Conzatti, prefeito da época, lançou a ideia de fazer da cantoria um festival.

Em março de 1992, foi realizada a primeira edição. O evento ganhou a partir de 1993, quando a organização anunciou que as composições deveriam ser inéditas.

Ao longo das dezesseis edições, centenas de músicos, compositores e instrumentistas passaram pelo palco do festival, primeiro na Lagoa, depois no Parque, quando o evento tomou proporções maiores.

O Canto da Lagoa Recordações é um projeto que conta com o patrocínio da Fontana SA, com realização da Associação Cultural Encantado e que tem o financiamento do Pró-cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.