Venâncio Aires Investimento Governo Obras

Venâncio Aires concede incentivo para expansão de empresa

Como parte do programa de incentivo “Venâncio sem fronteiras”, o prefeito Jarbas da Rosa e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti, assinaram nesta quinta-feira, 04, lei autorizando incentivo econômico à Madeireira Haas, localizada em Linha Brasil, interior do município.  O diretor da empresa, Junior Haas, participou do ato e explica que, além de nova fábrica produtora de pellets (biomassa de madeira), o grupo prevê grande expansão comercial e de investimentos no município para os próximos cinco anos.

Parceiro desse projeto de expansão, o incentivo econômico assinado prevê a restituição de até 50% do valor de retorno do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que cabe ao Município, e que a empresa comprovadamente gerou a mais até 2025. “Abrimos mão da metade do valor desse imposto a mais que viria para o Município para que fique com a empresa e se transforme em novas riquezas. Acreditamos que essa é uma forma de incentivo direto que possibilita o desenvolvimento dos negócios locais”, avaliou o secretário Nelsoir Battisti.

A nova sede da Madeireira Haas, de 2,5 mil metros quadrados de área construída, vai possibilitar a produção de cinco toneladas de pellet por hora, cerca de 2,5 mil toneladas por mês, com grande potencial exportador. Conforme Junior Haas, o processo vai transformar a serragem, que é um subproduto da empresa, em pellet de madeira, uma espécie de biocombustível que até então a empresa vinha comprando de outros fornecedores. “Além de ter um mercado nacional e internacional bastante promissor, o pellet poderá trazer inúmeros benefícios a outras cadeias produtivas, como do tabaco e da proteína animal. Isto porque, a substituição da lenha pelo produto possibilita ao produtor uma maior praticidade no controle da temperatura de seus fornos ou estufas, além de deixá-lo mais livre para que se dedique a outras atividades que possibilitem o desenvolvimento da propriedade”, explica o empresário.

O prefeito Jarbas da Rosa parabenizou os investimentos da Madeireira Haas e comemorou a parceria que contribui especialmente para o desenvolvimento da região serrana do município. “Já se criou um polo madeireiro ao longo da ERS-422, onde os terrenos acidentados dificultam as plantações de outras culturas e a madeira é bastante adaptável. Além disso, a Haas tem uma identidade muito ligada a Venâncio Aires e contribui com a comunidade”, destaca. O prefeito acrescenta que não adianta o município arrecadar o ICMS se as empresas não estão saudáveis, fortalecidas e gerando emprego e qualidade de vida para sua cadeia de trabalhadores.