Venâncio Aires RS RSS Eventos Destaques

Venâncio Aires: Domingo é dia de Bergamotear na Serra

A programação integra o aniversário de 127 anos do município (Foto: Reprodução/Google)

O clima, segundo a previsão, será ideal para o 2º Bergamoteando de Inverno, o prognóstico é de tempo bom para o final de semana, com muito frio a presença do sol, que ocorre neste domingo, 27, a partir das 14h30min na região serrana do município. O evento ocorre concomitante, na Figueira Centenária, na Linha Silva Tavares e no Mirante Lauro Erdmann, em Vila Deodoro.

Nestes locais, haverá degustação e venda de bergamotas e outros cítricos da época. A programação integra o aniversário de 127 anos de Venâncio Aires e as ações de fomento ao turismo rural desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, por meio do Departamento de Turismo, em parceria com a Emater.

A Coordenadora de Turismo Angélica Diefenthaler conta que no mirante Lauro Erdmann, os empreendedores Clóvis e Flávia Eggers, investem em melhorias para acolher o visitante. Uma das novidades é o chimarródromo, espaço com bancos para degustação do chimarrão. No local também ocorre a venda de rapaduras, puxa-puxa e outros produtos coloniais produzidos na agroindústria da família. E pensando no entretenimento das crianças, haverá passeio de carroça e o “berge rutschen”, brincadeira de escorregar com palha de coqueiro.

Na Figueira Centenária, os empreendedores Rogério e Rejane Schwinn também estão preparados para acolher o público visitante com as frutas da estação e produtos coloniais locais. As crianças poderão alimentar os animais da propriedade, como peixes, galinhas e porquinhos, sob orientação dos proprietários. Angélica explica que o local também oferece infraestrutura com bancos e mesas para acomodar os visitantes.

“Ambos os locais oferecem locação de churrasqueiras, visto que não há oferta de almoço na redondeza aos finais de semana”, enfatiza a Coordenadora de Turismo.

Integrando a programação do Bergamoteando de Inverno, acontece o lançamento do projeto piloto do sistema “Colhe e Pague”, que envolve 9 propriedades rurais, localizadas em diferentes pontos do interior do município, que durante os finais de semana do mês de junho, estarão abertas à visitação e colheita paga de frutas e hortaliças da estação, além de produtos de duas agroindústrias familiares. “A comunidade é convidada a prestigiar o evento, que traz na sua essência um dos hábitos mais típicos do inverno gaúcho, o de comer bergamotas ao sol, tendo a beleza da paisagem rural como cenário”, finaliza Angélica.

Texto: Ascom Venâncio Aires