Venâncio Aires Eventos Destaques

Venâncio Aires em ritmo de festa: começa a 15ª Fenachim

Desfile Temático e cerimônia de abertura marcaram a manhã desta quarta-feira, primeiro dia da Festa Nacional do Chimarrão

Foi aberta oficialmente na manhã desta quarta-feira, 1º de maio, feriado do Dia do Trabalho, em Venâncio Aires, a 15ª edição da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), evento que homenageia a bebida símbolo do Rio Grande do Sul. A cerimônia oficial contou com a presença de dezenas de autoridades e convidados no Parque Municipal do Chimarrão, e foi abrilhantada pela Orquestra de Venâncio Aires, sob a regência do maestro Daniel Böhm. As soberanas da Festa, Rainha Lavínia Wachholz Naue e suas Princesas, Andressa Halmenschlager e Thaíse Fagundes, acompanhadas do mascote anfitrião Venancito, deram as boas-vindas ao público e enalteceram a diversificada programação artística e cultural. “Registramos nosso sentimento de alegria, amor pela festa e gratidão por quem torna tudo isso possível. Apreciem nossa farta programação e sintam-se em casa. Vamos juntos fazer da 15ª Fenachim a maior e melhor de todas”, convidou a rainha Lavínia.

Primeira mulher a presidir a Festa, Cleiva Giovanaz Heck enfatizou o trabalho conjunto para a realização de mais uma Fenachim, que neste ano traz como inspiração as festas comunitárias do interior. “Um agradecimento especial a todos que estão envolvidos na organização e fazem acontecer. Nossa contrapartida é o envolvimento de todos públicos, que tornam essa Festa grande”, enfatizou. A expectativa da organização é receber cerca de 150 mil visitantes nos nove dias de evento.

Representando o Governo do Estado, estiveram o secretário de Obras e Habitação do Rio Grande do Sul, José Stédile, e o secretário Adjunto da Segurança Pública, coronel da reserva Marcelo Gomes Frota. “Aqui nos sentimos em casa. Venâncio Aires tem personalidade e serve de exemplo para muita gente. Agradecemos a oportunidade de poder ajudar a abrir essa maravilhosa Festa. Desejamos muito sucesso à 15ª Fenachim”, frisou Frota.

O prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, encerrou os discursos resgatando as memórias da Festa que tem o sabor do Rio Grande. “Preciso agradecer a liderança e a pujança de todas as edições da Festa já realizadas até hoje. Cada uma deixou o seu legado e todas credenciam a Fenachim como uma das maiores festas do Estado”, finalizou.

Brinde – Para coroar a abertura da 15ª Fenachim, as soberanas conduziram, ao final da cerimônia, um brinde com o chimarrão, bebida símbolo da Festa. Após, as autoridades participaram do descerramento da fita inaugural do Pavilhão de Exposições e Feira Comercial. A 15ª Fenachim se estende até o domingo, 5 de maio, e segue entre os dias 9 e 12 de maio, no Parque Municipal do Chimarrão, em Venâncio Aires. A festa é organizada em parceria pela Associação Festa Nacional do Chimarrão (AFenachim), com apoio da Prefeitura de Venâncio Aires e patrocínio âncora da Alliance One e China Brasil Tabacos, patrocínio máster da Corsan e Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, patrocínio da Dália Alimentos, Farmácia São João, Tabacos Marasca, Super Lenz e Philips Morris, e financiamento do Governo Federal via Lei Rouanet do Ministério da Cidadania.

Desfile Temático – Outra atração do primeiro dia da Festa foi o Desfile Temático, que reuniu cerca de quatro mil pessoas em frente ao Parque Municipal do Chimarrão. As alegorias e figurantes evidenciaram a importância das culturas através dos povos que formaram o município, como Indígena, Português, Negro e Alemão. A parada contou com a presença de recepcionistas, autoridades, coordenadores, festeiros, clubes de serviço, sociedades, associações, entidades de Segurança Pública, membros da Associação Festa Nacional do Chimarrão (AFenachim) e encerrou com a beleza e simpatia das Soberanas.

 

 

Crédito fotos: Willian de Oliveira
Assessoria de Imprensa da 15ª Fenachim