Venâncio Aires Cultura RS RSS Destaques

Venâncio Aires há três semanas da festa da literatura

A abertura oficial será no dia 30 a partir das 19h com a participação da Patrona Cíntia Moscovich (Foto: Reprodução/Google)

Venâncio Aires entra em contagem regressiva para a 19a Feira do Livro. Dentro de duas semanas o Parque do Chimarrão estará repleto de obras literárias e eventos voltados ao mundo dos livros. A partir da quinta-feira, 30, o Ginásio de Exposições será o palco da edição deste ano que oportunizará novidades ao público.

Nesta terça-feira (7), a comissão se reúne novamente para alinhar detalhes da montagem da feira e ajustar a programação que é construída pela coordenação e pelos apoiadores do evento. Com o tema “Ler para transcender” a Feira terá intervenções culturais, palestras e bate-papos com autores e ainda apresentações culturais.

A abertura oficial será no dia 30 a partir das 19h com a participação da Patrona Cíntia Moscovich. De acordo com a comissão o dia será repleto de atividades voltadas as escolas na parte da manhã e da tarde e a noite com a programação da premiação do concurso literário promovido pela Secretaria de Educação.

Até o dia 2, os visitantes poderão apreciar as atividades das 8h até a noite, já que paralelo ao evento haverá o Palco das Artes organizado via lei de incentivo à cultura e que ofertará shows e apresentações em um palco montado no Chimarródromo em frente ao Ginásio.

Com amplo estacionamento e área de lazer, o Parque do Chimarrão sedia os maiores eventos da cidade e pelo segundo ano consecutivo abrigará a Feira do Livro que é organizada pela Prefeitura em parceria com a unidade local do SESC.

PROGRAMAÇÃO (SUJEITA A ALTERAÇÃO)

30/08/2018 (Público Alvo: Ensino infantil / fundamental e comunidade em geral
Manhã:
08h – Intervenções culturais
09h – Palestra com a escritora Janaina Michalski
11h as 12h – Contação de histórias
Tarde:
13h – Intervenções culturais
14h30 – Palestra com a escritora Janaina Michalski
16h – Intervenções culturais
19h – Abertura oficial, premiação do concurso literário e “Intervenção artística” com a participação da Patrona – Cíntia Moscovich

31/08 (Público alvo – Adolescentes e público em geral)
Manhã
08h – Intervenções culturais
09h – bate-papo com a Patrona – Cíntia Moscovich
10h – Palestra: Canção e literatura – Guto Leite
11h– Intervenções culturais
Tarde
13h – Intervenções culturais
13h30 – Oficina de Criação Literária com Cíntia Moscovich
14h – Premiação Adiante Professor
15h – Premiação da Mostra Municipal de Trabalhos Escolares
16h– Intervenções culturais
Noite
19h45 – BELCHIOR PARA SEMPRE
Lançamento do livro do jornalista Dogival Duarte que conviveu com Belchior durante um ano em Santa Cruz do Sul e bate-papo com o autor – realização Olá Jornal

01/09 – Sábado
14h – Lançamento do livro “GESTÃO DA SEGURANÇA PATRIMONIAL, aplicação do método PDCA.” Com o escritor Carlos Alberto Köhler – Diretor Presidente do Grupo CINDAPA
16h – Bate-papo com Claudia Tajes
17h30 – Adriano Luiz Noronha, através de seus heterônimos, relança, uma história-poema direcionada ao público infantil e outros de seus livros de poesia e ficção

02/09 – Domingo
14h – Lançamento do livro ‘Os cactos também dão flores’, de Luciano Iepsen. – Realização Jornal Folha do Mate
16h – Teatro “As aventuras do Fusca a vela”- Grupo UEBA
17h – Bate-papo com o Autor Jonas Piccoli (Autor do livro “O Fusca a vela” e diretor do espetáculo)

Texto: Ascom Venâncio Aires