Venâncio Aires Economia RS RSS

Venâncio Aires: Promesva oferta microcrédito aos pequenos empreendimentos

Objetivo é gerar programas de parceria e cooperação para captação e destinação de recursos (Foto: Adriene Antunes)

A Administração de Venâncio Aires trabalha em busca de auxiliar o desenvolvimento econômico da cidade, buscando através de projetos auxiliar desde grandes quanto pequenas empresas. Nesta manhã, 10, o Poder Executivo sancionou a lei de criação do Programa Municipal de Microcrédito e Economia Solidária (Promesva) que tem por objetivo gerar programas de parceria e cooperação para captação e destinação de recursos.

O Promesva, conforme o prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Giovane Wickert, irá incentivar pequenos empreendimentos com a intermediação de microcrédito produtivo para capital de giro e compra de equipamentos. Com a instalação da Sala do Empreendedor, a Prefeitura irá oportunizar mais suporte aos pequenos empresários que poderão encaminhar a documentação e até solicitar a efetivação do microcrédito.

Wickert explica que a empresa Extremo Oeste Agência de Crédito (Extracredi), já liberou aproximadamente R$2 milhões para os pequenos empresários de Venâncio Aires e fará uma cooperação através do Promesva. “Não descartamos a possibilidade de outras empresas e agências se interessarem e integrarem o nosso programa para possibilitar mais crédito para o desenvolvimento dos pequenos e microempresários da nossa cidade”, disse ao lembrar que a criação do Promesva ocorreu devido a grande procura de microempreendedores que buscavam em cidades vizinhas viabilizar empréstimos para conseguir desenvolver seus negócios.

Conforme os técnicos da Secretaria, o empréstimo ocorrerá por meio de uma instituição habilitada e credenciada no Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO), nos termos da Lei Federal número 13.636/2018. Esta empresa será responsável pela avaliação dos riscos da operação.

Texto: Ascom Venâncio Aires