Venâncio Aires Economia

Venâncio Aires realiza Seminário de Educação Fiscal neste mês

O Grupo Municipal de Educação Fiscal da Secretaria da Fazenda anunciou nesta semana a realização do 1º Seminário de Educação Fiscal de Venâncio Aires. O evento será realizado na Câmara de Vereadores no próximo dia 27 de junho, das 8h às 16h.

Conforme a organização, durante o dia, o evento trará em dois turnos, oportunidades de ouvir e debater com especialistas embasados no assunto, assim como, conhecer os serviços de orientação à educação fiscal ofertados pelo grupo. O conteúdo destina-se à estudantes do 9º ano do Ensino Médio, servidores das áreas de Saúde e Educação, Empresários, Gestores Públicos, Administradores e Acadêmicos das áreas de exatas. As inscrições estão abertas através do site da Prefeitura de Venâncio Aires ou Secretaria da Fazenda Estadual.

Ontem, 3, a equipe esteve no Gabinete do Prefeito Giovane Wickert explanando sobre o evento com o gestor. A Secretaria realiza já alguns anos ações de educação fiscal como palestras em escolas a fim de promover a cidadania.

Ações na FENACHIM

Durante a 15º FENACHIM realizada em maio, o Grupo Municipal de Educação Fiscal divulgou ao público presente as noções de cidadania buscando a conscientização e a participação da população através da NFG (Nota Fiscal Gaúcha). O Grupo é formado por servidores municipais das Secretarias de Fazenda, Agricultura, Educação, Meio Ambiente e Assessoria de Imprensa.

Na oportunidade, além da divulgação através de folders, banners e vídeos demonstrando as ações desenvolvidas pelo Grupo junto às escolas através de palestras e a importância de solicitar NF no momento da compra de mercadorias, revertendo em retorno de recursos que são investidos na comunidade local, foram distribuídos réguas para as crianças com o símbolo local da campanha. O símbolo escolhido foi a abelhinha, demonstrando que o trabalho unido forma uma comunidade forte. A Fenachim, que aconteceu no Parque Municipal do Chimarrão, estima que o público presente foi de cerca de 130 mil pessoas.

Programação da Manhã:

8h – Credenciamento

8h30min – Abertura Oficial

9h – Palestra com Mestranda Alessandra de Quadros: Educação Ambiental e Financeira, a importância de estratégias de ação municipal na busca de soluções eficazes.

9h45min – Coffe Breack

10h – Apresentação cultural

10h 15min – Palestra com Luis Augusto Wickert ( Auditor Fiscal da Receita Estadual e Delegado da 7ª DRE): Educação Fiscal, Nota Gaúcha com os dados da 7ªDRE e explanação do novo aplicativo da Receita Estadual “Menor Preço”.

11h15min – Grupo de Educação Fiscal de Venâncio Aires

12h – Intervalo para o almoço

Programação da Tarde:

13h30min – Apresentação cultural

13h45min – Palestra com Dão Real Pereira dos Santos (Auditor Fiscal da Receita Federal): “Os tributos de cada um e a desigualdade” – Estado Máximo e Mínimo

15h15min – Relato das Professoras da Rede Municipal de Ensino, Claudia Lourenço da Luz e Tayna Henn
16h – Encerramento

 

 

Assessoria de Imprensa de Venâncio Aires