Venâncio Aires Eventos

Venâncio Aires reúne mais de 25 mil pessoas no Carnaval de Rua

O Carnaval de rua de 2019 terminou na segunda-feira, 4, em grande estilo: Mais de 25 mil pessoas assistiram os desfiles na “Rua Grande”. Na primeira noite, sábado 2, a estimativa da Brigada Militar e da organização foi de 11 mil pessoas, já na segunda-feira, o público foi estimado em 15 mil. Além dos que foram assistir pessoalmente a festa, houve uma grande participação de espectadores através da Fanpage no Facebook da Prefeitura que realizou transmissão ao vivo das duas noites.

Seis escolas desfilaram neste ano, quatro de Venâncio Aires e duas convidadas especiais. No sábado foi a Irmãos da Ópa de Taquari que pisou na Osvaldo Aranha e na segunda-feira a União da Vila do IAPI de Porto Alegre que levantou o público com a ala show relembrando os grandes sambas-enredo do carnaval do Rio de Janeiro. As agremiações da Capital Nacional do Chimarrão levaram emoção e alegria ao centro da cidade com média de 120 componentes cada, as escolas animaram a plateia e mostraram a união das comunidades em prol dos festejos do momo.

O Rei Momo do Município, Valdir Ferreira e suas majestades: a Rainha Katiele Pastorio e as princesas Tainá Alves e Pamela Fagundes recepcionaram todos os foliões e brilharam na avenida acompanhado as escolas Malandros do Ritmo, Acadêmicos do Samba Négo, União da Vila Freese e Fiel Tribo Guarani. Com realização do Governo Federal, através do Ministério da Cidadania, e da Prefeitura via Secretaria de Cutura, os festejos, a exemplo do ano passado, tiveram recursos da Lei Roaunet para as escolas e também para a organização geral do evento. Com segurança reforçada da Brigada Militar e de empresa privada, os desfiles ocorreram sem intercorrências e superaram as expectativas do Governo que já confirmaram a realização do carnaval de 2020.

 

Acadêmicos do Samba Négo

O Négo retornou a avenida em 2019 com gás total ao cantar o tema “Ilex Caay o Elixir da Vida” e homenagear o chimarrão. Com mais de 200 componentes, o Négo levou a Fenachim para a avenida com homenagem as soberanas de todas as edições da festa. A atual rainha Lavínia Naue e suas princesas Thaise Fagundes e Andressa Halmenschlager foram as grandes destacadas no carro alegórico que fechou o desfile.

 

Fiel Tribo Guarani

A Fiel levou para a Rua Grande o samba enredo “RVA, 60 anos: Do despertar da informação à alegria da comunicação” e contou a história da rádio mais antiga do Município, a Rádio Venâncio Aires AM. A trajetória do veículo, a programação e comunicadores, com nomes importantes como do jornalista João Paulo Heck, foram lembrados ao longo de todo o desfile que contou com 150 integrantes.

 

Unidos da Vila Freese

A Vila levou ao sambódromo o tema “Pai Cuidador e Fé nos Orixás” que narrou sobre Olorum, pai criador de tudo e de todos os elementos por ele criado, como água, terra , fogo e ar e teve a participação de mais de 120 integrantes.

 

Malandros do Ritmo

A Malandros mostrou a malandragem na avenida. Em homenagem a Lapa, bairro tradicional do Rio de Janeiro, a escola levou o enredo: “A malandragem dos dias é saber curtir a vida”. Com 130 componentes, a agremiação levou o samba no pé carioca e a alegria da vida para o centro da cidade.

 

Transmissão ao vivo

Uma parceria, através do programa Adote esta ideia, possibilitou pela primeira vez na história dos carnavais de Venâncio Aires a transmissão ao vivo de todo o desfile através da Fanpage oficial da Prefeitura na rede social Facebook. A empresa SulTel preparou mais de seis câmeras ao longo da Rua Grande que passam com qualidade HD som e imagem. Em parceria com a Coordenadoria de Comunicação do Município, a transmissão contou com entrevistas e comentários da Jornalista Adriene Antunes e da Comunicadora Luana Xavier. A voz oficial da avenida foi da cantora Luciana Baum Lopes.

 

 

fotografia por william de oliveira
Adriene Antunes Jornalista (MTB.12.424)
Coordenadora de Comunicação Social e Marketing
Venâncio Aires – RS