Venâncio Aires Cultura RS RSS

Venâncio organiza a Semana da Pátria em torno da cultura da paz

Participantes do desfile trabalharão em torno da Cultura da Paz (Foto: Reprodução/Google)

Uma reunião na última semana definiu a organização da Semana da Pátria 2018 que ocorrerá em Venâncio Aires entre os dias 3 e 7 de setembro. Com presença de representantes das três redes escolares, entidades e grupos de serviços além de lideranças da Administração Municipal e do Legislativo, o encontro deliberou sobre algumas decisões e criou a comissão que irá de fato organizar as atividades em torno do 7 de Setembro.

O grupo, que tem representatividade de escolas, entidades e do Poder Público, será nomeado através de decreto pelo Prefeito Municipal Giovane Wickert e após começará a se reunir para definir os demais detalhes da programação. Nesta tarde, o grande público já fez definições importantes e inovadoras para a edição deste ano, como um concurso de desenho público, que em anos anteriores ocorria somente com alunos das escolas para a então confecção do folder contendo a programação; horas cívicas nas escolas, que anteriormente era realizado em escolas consideradas polos e reunia alunos de outras escolas da localidade ou proximidade; e o tema geral que norteará os trabalhos da comissão.

Entidades, escolas e demais participantes do desfile, que ocorrerá no dia 7 de setembro, às 8h30min na Rua Osvaldo Aranha, trabalharão em torno da Cultura da Paz, tema amplo que foi indicado na reunião de hoje. Agora, a comissão organizadora irá criar o lema municipal em cima deste apontamento. Para a Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação, Alice Theis, o tema amplo tem como objetivo nortear o trabalho da comissão e também buscar difundir a discussão sobre o assunto não somente nas escolas, mas como nas famílias, nos grupos sociais e nos veículos de comunicação. Neste ano, o tema nacional da Semana da Pátria é voltado ao Projeto Rondon e o tema estadual fica em torno do Tribunal de Justiça Militar.

A chegada do fogo simbólico no Município está agendada para o dia 20 de agosto às 9h e a abertura da programação com a primeira hora-cívica no dia 3 de setembro na Travessa São Sebastião Mártir. Nos demais dias, cada escola fará seu momento cívico com seus alunos e organizará atividades alusivas a semana e ao tema municipal. No dia 7, após os desfiles, uma hora-cívica encerrará oficialmente as atividades municipais junto ao Palanque de autoridades. No dia 8, sábado, está programado o tradicional desfile cívico em Vila Mariante.

Texto: Ascom Venâncio Aires