Venâncio Aires RS Educação RSS

Venâncio participa do II Encontro Nacional Conecta Biblioteca

Evento encerra nesta sexta-feira, dia 18 (Foto: Divulgação)

Desde quarta-feira (16) até hoje (18), a organização social Recode reúne, no Rio de Janeiro, cerca de 200 profissionais de bibliotecas públicas de todas as regiões do Brasil no II Encontro Nacional Conecta Biblioteca. A Biblioteca Pública Municipal de Venâncio Aires Caà Yari foi uma das selecionadas do Rio Grande do Sul. A servidora da Secretaria de Cultura e Esportes Giovana Bencke está participando do evento. O grupo de profissionais está recebendo formação em temas como pesquisa da comunidade, gestão participativa, estratégias de comunicação e articulação.

A atividade faz parte do programa Conecta Biblioteca, realizado em parceria com a Caravan Studios, com o objetivo de estimular a transformação social e o desenvolvimento das comunidades por meio das bibliotecas públicas. Pela primeira vez, o Encontro reúne profissionais das bibliotecas selecionadas nas duas etapas da iniciativa. A programação do evento busca compartilhar aprendizados e inspirar bibliotecas a criarem uma programação inovadora, próxima à comunidade, que atraía especialmente os jovens e que esteja alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

Realização da ONG Recode e da Caravan Studios, o Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas, recursos vitais para o desenvolvimento de comunidades.

Você ainda pode ajudar a avaliar a biblioteca:

A etapa inicial do projeto é identificar as demandas da comunidade para o equipamento cultural, um levantamento de informações e opiniões das pessoas que moram ou frequentam a biblioteca. A pesquisa está disponível no link http://abre.ai/consulta_conecta.Toda comunidade, à partir de 14 anos, usuário ou não pode participar.

A pesquisa vai permitir conhecer melhor o público com que a biblioteca trabalha para criar programações adequadas. Apenas quatro municípios do Rio Grande do Sul foram selecionados, entre eles Venâncio Aires.

Texto: Ascom Venâncio Aires